Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Grupo Tarancón se apresenta no Almanaque Café dia 27

Divulgação
Precursor na pesquisa e execução de músicas populares da América Latina, o grupo Tarancón, com mais de 40 anos de história, faz apresentação única no bar/restaurante Almanaque Café no dia 27 de agosto (quarta-feira), às 21h. O show terá participação especial do violeiro João Arruda. Os ingressos já estão à venda.
O grupo é formado por Emilio de Angeles (flautas andinas, percussão e voz), Jorge Miranda (baixo, charango e voz), Ademar Farinha (flautas andinas, viola, charango e voz), Moreno Overá (viola, violão, baixo e voz), Joni (bombo leguero, cajón, queixada), Maetê (voz; é filha da cantora Miriam Mirah). Da formação original, estão Emilio e Farinha.
No repertório, canções de autores como os chilenos Violeta Parra e Victor Jara, os cubanos Pablo Milanés e Silvio Rodrigues, o argentino Atahualpa Yupanqui e os brasileiros Milton Nascimento e Geraldo Vandré.
Um dos destaques do conjunto é o instrumental, que une instrumentos originados dos Andes como a quena (flauta de cana ou osso), a zampoña ou sicus (similar à flauta de pan), a tarka (flauta ortoédrica de madeira de uma só peça com seis furos, também conhecida como "anata" no norte da Argentina), o bombo leguero (bumbo de couro de ovelha ou guanaco), o charango (instrumento cordófono de 10 cordas ou mais feito com carapaça de tatu, chamado de "Quirquincho" ou de madeira).
Nome forte da cena brasileira, o Tarancón realizou seus primeiros ensaios no início da década de 1970. O primeiro disco, Gracias a la vida, foi gravado em 1976.
A primeira formação reuniu os músicos Miriam Miráh, Emílio de Angeles Nieto, Marli Pedrassa, Alice Lumi, Halter Maia, Jica Nascimento e Juan Falú. A partir do terceiro disco Sérgio Turcão entra substituindo Juan Falú. Da década de 70 até hoje, várias formações se sucederam.
O Tarancón dividiu espetáculos com Mercedes Sosa, Milton Nascimento, Chico Buarque, Almir Sater, MPB 4, Angel Parra, Marlui Miranda e outros. Um dos momentos de destaque em sua carreira foi a participação do Festival dos Festivais da Rede Globo, em 1985, com a canção Mira Ira, de Lula Barbosa e Vanderlei de Castro, defendida em conjunto com Lula, Miriam Miráh e Placa Luminosa – que venceu os prêmios de melhor arranjo e segundo lugar geral. Representaram a América Latina no Festival de Asilah, no Marrocos, em 1987.
 
Serviço
Show do grupo Tarancón
Onde: Almanaque Café (Avenida Albino José Barbosa de Oliveira 1240, Barão Geraldo – Campinas) - Telefone (19) 3249-0014
Quando: 27 de agosto (quarta-feira)
Horário: 21h 
Ingressos: R$40 (antecipados) e R$60 (no dia).
Ingressos antecipados: fone (19) 3249-0014 ou pelo e-mail contato@almanaquecafe.com.br.

Nenhum comentário: