Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Alunos de oficina de teatro da Cultura apresentam ‘A Taberna’ dias 23 e 24

Foto: Adriana Panzini – SCS/PMI.
A peça A Taberna é a opção de diversão gratuita para moradores e visitantes de Indaiatuba nos próximos dias 23 às 20h e 24 às 16h no Novo Centro Cultural Jardim Morada do Sol (Av. Engº Fábio Roberto Barnabé 5924). No palco estarão os alunos da oficina de teatro da Secretaria de Cultura ministrada pelo professor Roberto Parkinson. O texto, escrito pelo integrante do curso Airton Parra Sobreira, se passa no período medieval e narra com muito bom humor e leveza as aventuras de todos os personagens que passam pela tal taberna. Da fina dama da corte até um navegador aventureiro, todos se revelam quando bebem o vinho da confissão oferecido por um frei alemão e a confusão está armada. Informações: (19) 3894-1867.
Sobreira conta que mesmo antes de iniciar a oficina de teatro já vinha escrevendo um romance ambientado na era medieval. “É uma época muito rica e, ao conversar com o professor Parkinson, surgiu a ideia de adaptar alguns trechos do texto para o roteiro da peça que iríamos montar”, destaca o autor. “Agreguei também um pouco da minha vivência ao fazer a peregrinação pelo Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, e elementos contemporâneos para trazer uma temática de acordo com o mundo de hoje”, explica Sobreira, destacando que realizou ainda ampla pesquisa sobre os costumes e crenças de época. “A taberna era sempre o ponto de encontro e neste tempo todos eram muito supersticiosos, o que dá margem a situações e passagens engraçadas na peça”, completa ele, que também interpreta um duque e um soldado.
Enquanto para alguns alunos da oficina o palco não é novidade, para outros esta será uma estreia, o que aumenta a expectativa – e o nervosismo. “Nunca participei de uma apresentação; então para mim será um desafio manter a calma, lembrar o texto e gerenciar as trocas de roupas rápidas”, fala a aluna Sandra Alves, que interpreta duas personagens no enredo: a Madalena, a dama fina da corte e Mimi, mulher simples do povo. “Mas estamos ensaiando bastante e esperamos que o público goste”.
De acordo com o professor Parkinson, a oficina gratuita de teatro tem como objetivo não só desenvolver os participantes – muitos, segundo ele, em busca de uma prática que os ajude a combater a timidez e serem mais articulados –, mas também estimular a formação das novas gerações de público. “Nas grandes cidades, especialmente São Paulo e Rio de Janeiro, os pais costumam levar os filhos ao teatro desde cedo, mas no interior este hábito ainda não está disseminado”, comenta. “Ao promovermos estes espetáculos com acesso livre, estamos convidando a toda a população a prestigiar os alunos e, ao mesmo tempo, trazendo as famílias para a plateia, colaborando para fomentar o gosto pelas artes cênicas”, diz.
Além de Sobreira e Sandra, também compõem o elenco de A Taberna Sonia Nascimento (Peregrino), Manoel Dourado (Capitão Maleika), Junior Grotto (Taberneiro) e o professor Parkinson (Frei Alemão e Bruxa). A produção é realizada pela equipe da Secretaria Municipal de Cultura.

Nenhum comentário: