Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

ABID inaugura Espaço Léo

Equipe ABID e convidados reunidos no evento que oficializou a 
inauguração do CIF - Espaço Léo. Foto: Aderbal Cervo Peres.
A Associação Beneficente “Irmã Dulce” oficializou, nesta terça-feira, dia 19, a inauguração das novas instalações do Projeto Criança Indaiatubana Feliz (CIF) - Projeto Conviver, que entre outras atividades, já está sediando, no Espaço Léo, aulas de reforço para crianças de 6 a 8 anos no contra turno escolar e que deve incluir, em breve, atividades extracurriculares como informática, esporte, artesanato e música, entre outras.
A proposta do projeto, segundo a presidente da instituição, Alice Ângela Martins Caretta, é também, em uma segunda etapa, desenvolver atividades que permitam o envolvimento das famílias. "Queremos com isso fortalecer os vínculos familiares, a fim de prevenir a institucionalização e assegurar o direito à convivência familiar e comunitária", salienta a presidente.
O espaço físico, que passou por uma readequação realizada em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba, abriga hoje refeitório, cozinha, banheiros, sala de aula e sala de recreação. O sistema de contra turno funciona nos dois períodos, ou seja, a criança que estuda no período da manhã, almoça no Espaço Léo, tem aulas de reforço escolar, lanche no meio do período da tarde e depois vai embora para casa. O mesmo processo funciona para aqueles que estudam no período da tarde, só que no horário inverso.
Atualmente, o Projeto Conviver (CIF) - Espaço Léo, que funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 11h, para a turma da manhã e das 13h às 17h, para a turma da tarde, tem capacidade para atender até 20 crianças, sendo 10 em cada período e ainda está com 10 vagas abertas. Os interessados podem procurar a assistente social do projeto na ABID, que fará uma triagem e, se identificar que a criança tem perfil para ser atendida, automaticamente a inscreverá. Além disso, a ABID mantém parceria com a Secretaria de Educação, que também está capacitada para indicar crianças que poderão ser atendidas pelo projeto.
Gerenciado pela ABID desde 2010, a proposta do Criança Indaiatuba Feliz (CIF) é contribuir para a promoção do acesso a educação, saúde, cultura, esporte e lazer existente no município e vem ao encontro do trabalho desenvolvido pela ABID desde sua fundação, que é oferecer proteção social, como serviço de ação continuada a crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social, assegurando espaços de referência e de participação, de relações de afetividade, de respeito e de autoridade que garantam a ampliação de seu universo de trocas culturais e o acesso ao mundo digital. Saiba mais sobre os projetos da instituição acessando o endereço http://www.associacaoabid.org.br ou entre em contato pelo telefone (19) 2516-8202.

Nenhum comentário: