Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 28 de julho de 2014

SESI Campinas apresenta ‘Ricardo III’

Ana Gois
O drama histórico Ricardo III, do dramaturgo William Shakespeare, chega ao Teatro do SESI Campinas Amoreiras nos dias 2 de agosto, sábado, às 19 horas e 3 de agosto, domingo, às 18 horas. Com adaptação e tradução de Jorge Louraço e direção de Marcelo Lazzaratto, a peça conta com interpretações de Chico Carvalho e Renata Zhaneta.  A entrada é gratuita.
Encenado pela primeira vez entre 1592 e 1593, o texto transpassa um fato real da história da Inglaterra, o final da Guerra das Rosas – conflito sucessório pelo trono ocorrido entre 1455 e 1485. Em Ricardo III, Shakespeare lança um olhar sobre os bastidores políticos, a imoralidade da natureza humana e a ambição do poder pelo poder.
A montagem da Cia. da M.A.T.I.L.D.E busca ser fiel às características marcantes do enredo. No palco, traições e complôs são vividos vigorosamente pelo grande elenco. O ator Chico Carvalho mostra um trabalho intenso na pele do protagonista Ricardo III – a interpretação foi reconhecida no 26º Prêmio Shell de Teatro de São Paulo, em que o artista foi considerado Melhor Ator.  Além da interpretação de Chico, o espetáculo ganhou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro 2013 de Melhor Trilha Original pelo trabalho de Daniel Maia.

Ficha técnica
Autoria: William Shakespeare
Tradução e adaptação: Jorge Louraço
Direção-geral: Marcelo Lazzaratto
Elenco: Chico Carvalho, Abhiyana, André Corrêa, Erike Busoni, Evas Carretero, Fernando Nitsch, Heitor Goldflus, Imara Reis, Isis Valente, Marcelo Moraes, Renato Velloni, Maria Laura Nogueira, Mario Luiz e Renata Zhaneta 
Assistência de direção: Wallyson Mota
Direção de produção: Erike Busoni
Produção associada: Christiane Tricerri
Assistência de produção: Daniele Cardoso
Direção musical: Daniel Maia
Cenografia: Kleber Montanheiro
Iluminação: Wagner Freire
Figurino: Marichilene Artisevskis
Camareira: Isis Valente
Contrarregragem: Sergio Sasso
Produção: Shakespeare – Projeto 39, SE4 Produções e Cia. da M.A.T.I.L.D.E.

Sobre a Cia. da M.A.T.I.L.D.E.
A Cia. da M.A.T.I.L.D.E. (Movimento Artístico para Transformação Integrado pela Liberdade, Direitos e Entretenimento) nasceu em 2004, em São Caetano do Sul, São Paulo. Surgiu da necessidade de oferecer às comunidades um espaço onde seja garantido o exercício da cidadania através da arte. Entre os espetáculos do repertório da Cia estão: Terra, Você Vai Perder o Chão, de Ronaldo Ventura, Evas Carretero e Nicole Marangoni, direção de Erike Busoni; Romeu e Julieta, de William Shakespeare, direção de Erike Busoni e A Tempestade, de William Shakespeare, com direção de Marcelo Lazzaratto.

Sobre o projeto Shakespeare 450 Anos
Ricardo III faz parte do projeto Shakespeare 450 Anos, que homenageia o legado de um dos maiores e mais respeitados dramaturgos de todos os tempos: William Shakespeare (1564-1616). Viajando por 15 unidades do SESI-SP, a programação especial conta com a apresentação de montagens das obras do autor inglês em diferentes gêneros e modalidades, levando ao público uma amostra da vida e da obra desse escritor que provou estar à frente do seu tempo e ainda hoje é considerado um profundo conhecedor da natureza humana.

Serviço
Shakespeare 450 Anos – Ricardo III
Local: Teatro do SESI Campinas Amoreiras – Av. das Amoreiras 450, Parque Itália
Datas e horários: 2 de agosto, sábado, às 19 horas e 3 de agosto, domingo às 18 horas
Capacidade: 366 lugares e 8 para cadeirantes
Duração: 140 minutos
Classificação indicativa: 12 anos                                       
Gênero: Drama histórico - adulto
Informações: (19) 3772-4100
Entrada gratuita – os ingressos serão distribuídos 1 hora antes do início do espetáculo.

Nenhum comentário: