Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 2 de junho de 2014

SESI Amoreiras recebe ‘Menor que o Mundo’, inspirado em Carlos Drummond de Andrade

Foto: Chris von Ameln.
O Teatro do SESI Campinas Amoreiras recebe nos dias 4 e 5 de junho, quarta e quinta, às 20h, Menor que o Mundo, espetáculo que une os movimentos circenses da Nau de Ícaros aos elementos simbólicos e a atmosfera de Carlos Drummond de Andrade. Com produção original do SESI-SP, texto e direção de Leonardo Moreira (Cia. Hiato, prêmios Shell 2011 e 2012 de Melhor Autor), a história é contada na forma de um poema cênico de sete faces: sete personagens que carregam o engenho, a ironia e a melancolia do universo lírico de Drummond.
O espetáculo refaz, por meio de movimentos, voos e palavras, os encontros e desencontros desses personagens, cujas histórias são contadas ao mesmo tempo e ambientadas em uma pequena cidade em que até as palavras são levadas pelo vento – nela, os habitantes vivem amarrados por cordas para não serem movidos pela ventania e a vida de todos é narrada pelo rádio, pois suas vozes não podem ser ouvidas. Tudo muda quando, no dia de um casamento que não acontece, a ventania cessa e os personagens antes “menores que o mundo” têm a chance de mudar suas trajetórias. “O jogo cênico entre os atores e a possibilidade de ‘voos’ a partir das técnicas de cordas que nos sustentam mostram, por exemplo, o momento em que os personagens se tornam ‘maiores que o mundo’”, explica Marco Vettore, diretor da Nau de Ícaros.
Os personagens (frágeis, loucos, líricos, patéticos e em completo descompasso com o lugar) parecem saídos das páginas de Alguma Poesia, primeira obra poética de Drummond, enquanto os figurinos, a caracterização de maquiagem e penteados remontam aos anos 1920. Cada cena foi “pensada como um verso”, conta Leonardo Moreira, diretor do espetáculo. “Menor que o Mundo foi se mostrando uma peça cheia de recortes e colagens, pedaços de palavras com o lirismo seco e reflexivo de Drummond estimulando cada movimento e paisagem”.
Em 2012, quando a Cia. Cênica Nau de Ícaros completava 20 anos, aceitou o desafio do SESI-SP de criar uma peça homenageando Carlos Drummond, que na época faria 110 anos. O resultado foi a indicação a quatro categorias no Prêmio Femsa de Teatro. Numa produção original do SESI-SP, Menor que o Mundo circulou por diversas cidades do interior de São Paulo e seguiu para Itabira (MG), cidade natal de Drummond, onde foi apresentado na Semana Drummondiana, com a presença da família do poeta.

Sobre a Nau de Ícaros
A Cia. Cênica Nau de Ícaros é um grupo de atores, autores, produtores, professores, pesquisadores, bailarinos, músicos e acrobatas. Tem como principal foco de estudo as diversas camadas da cultura popular brasileira, buscando na mistura de tradições, apresentar espetáculos marcados pelo lirismo, criatividade e a exploração de novas possibilidades.  Foi criada em 1992 no Circo Escola Picadeiro, por alunos do Acrobático Fratelli que uniram o conhecimento e a prática das técnicas circenses ao trabalho com teatro e dança. Durante sua trajetória, a companhia desenvolveu pesquisas e investigações que promoveram um intenso intercâmbio de linguagens. Nos espetáculos, o grupo preza pelo encontro com o público, por meio da celebração, dos ritos e símbolos brasileiros. Nos últimos anos, apresentou um repertório ativo de peças, como El Gran Circo Carnaval, espetáculo vertical e itinerante; Cidade dos Sonhos e Os Artistas, para rua e palco; De um Lugar para o Outro, repleto de dança, circo e cultura popular; Tirando os Pés do Chão, escolhido, pelos leitores do Guia da Folha como a melhor estreia em dança de 2010. Site: www.naudeicaros.com.br.

Sobre Leo Moreira
Dramaturgo e diretor da Companhia Hiato, de São Paulo, é mestre em Dramaturgia pela Universidade de São Paulo. Estreou como autor e diretor com a peça Cachorro Morto (2008) e com o texto seguinte, Escuro, recebeu o Prêmio Shell 2011 de Melhor Autor. Com O Jardim recebeu 19 indicações aos principais prêmios do país e venceu o Prêmio Shell 2012 como Melhor Autor, além do Prêmio APCA 2012 de Melhor Direção, Prêmio Governador do Estado de São Paulo – Melhor Espetáculo e Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro – Melhor Autor e Melhor Espetáculo. Também são de sua autoria Bagagem (finalista do Prêmio Luso Brasileiro de Dramaturgia), Dois Pássaros, Prometheus - a tragédia do fogo (espetáculo selecionado a participar dos Festivais de Avignon e Edimburgo e indicado a três Prêmios Shell 2012, indicado a Melhor Autor Prêmio CPT 2012,) e Menor que o Mundo, que também dirigiu. Dirigiu o espetáculo O Silêncio Depois da Chuva (indicado a 2 Prêmios Shell 2012) e atualmente está em cartaz com o espetáculo 2 Ficções, da Cia. Hiato. Além disso, é um dos roteiristas do longa-metragem A noite do Halley e de séries para a televisão.

Serviço
Menor que o Mundo
Local: Teatro do SESI Campinas (Amoreiras) – Av. das Amoreiras 450, Parque Itália
Alvará: 654/2014 - validade: 28/2/2015
AVCB: 829314 - validade: 5/8/2014
Data e horário: 4 e 5 de junho, quarta e quinta, às 20h
Duração: 70 minutos
Classificação indicativa: 10 anos
Gênero: Drama
Capacidade: 366 lugares, 8 para cadeirantes
Informações: (19) 3772-4100
Entrada gratuita – os ingressos serão distribuídos 1 hora antes do início da apresentação.

Nenhum comentário: