Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 10 de junho de 2014

Iniciada ampliação do Centro de Reabilitação Animal e Zoonoses

Foto: Eliandro Figueira - SCS/PMI
A Secretaria Municipal de Urbanismo e do Meio Ambiente iniciou no final de maio a obra de reforma e ampliação da sede do Centro de Reabilitação Animal e Zoonoses, que funciona no Distrito Industrial. O objetivo da obra é melhorar os serviços e ampliar o atendimento que é realizado no local.
Com a ampliação, o prédio ficará com duas salas cirúrgicas para castração de cães e gatos, uma nova sala para pós-operatório e uma sala para esterilização. Além das novas salas, a parte do canil também será reformada e o prédio passará por uma manutenção geral.
O Centro de Reabilitação Animal e Zoonoses foi inaugurado em abril de 2009 e tem a proposta de recolher animais machucados que apresentam risco à população, filhotes abandonados e cadelas que estejam esperando filhotes, cuidar desses animais e encaminhá-los para novos lares. Também em 2009, o Centro iniciou o programa de castrações gratuitas de cães e gatos em parceria com as associações de proteção a animais, sendo que três delas permanecem até hoje: a Associação Protetora dos Animais de Indaiatuba (Aprai), União Protetora dos Animais de Rua de Indaiatuba (Upar) e Grupo de Amigos em Prol dos Animais (Gapa).
Os procedimentos são realizados por uma médica veterinária e, para ter acesso ao serviço, as famílias passam por uma triagem e não podem ter renda superior a dois salários mínimos. A entidade faz o cadastro e encaminha à Secretaria de Urbanismo para o agendamento das castrações. Cada semana uma entidade é responsável por selecionar os animais que são encaminhados para a cirurgia.
Em 2012, o Centro de Reabilitação Animal e Zoonoses passou por uma reforma. Na ocasião, foram construídas baias para animais em quarentena, novas baias para recreação e antiestresse e construção de um espaço para recreação e banho de sol voltado aos filhotes. 

Nenhum comentário: