Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Abertura do projeto Indaiatuba Sustentável acontece hoje

Divulgação
A abertura do projeto Indaiatuba Sustentável acontece hoje (dia 5), no Dia Mundial do Meio Ambiente. Os participantes poderão apreciar o show de Hermeto Pascoal e Aline Morena mais a exposição fotográfica A Natureza do Fotógrafo. A segunda edição do projeto foi aprovada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet, patrocinado pela Mann+Hummel Brasil e tem parceria coma Prefeitura de Indaiatuba. O show de abertura tem entrada gratuita; para ter acesso, basta retirar o ingresso a partir das 17h30 no Ciaei, serão liberados três ingressos por CPF.
A programação para a população acontece de 5 a 29 de junho, com atividades que fortalecem o engajamento socioambiental e cultural no município para a construção de uma cidade mais humana e com qualidade de vida. Toda programação será gratuita.
O show de Hermeto Pascoal e Aline Morena conta com a voz, o piano, a viola caipira, o violão, a zabumba e a percussão corporal de Aline e o cavaquinho, o piano, a viola caipira, o trompete, as flautas, o berrante, a escaleta e os oito baixos de Hermeto Pascoal, além de um palco recheado de instrumentos alternativos como piscina, bacias, chocalhos de boi, bonequinhos, saia de alumínio e vestido de copos de iogurte.
O público continua fazendo parte do show, cantando com eles melodias sem letra e até a poesia universal criada pelo Hermeto e recitada ou cantada pela Aline. É um show de Música Universal – vai do mais regional ao mais contemporâneo, do complexo ao simples e vice-versa, misturando diferentes ritmos e estilos com muito bom gosto. O show modifica-se a cada apresentação; é, portanto, repleto de surpresas sonoras, inclusive para eles mesmos, que são espontâneos e intuitivos. Nesse show, o som sempre fala mais alto.
A exposição fotográfica A natureza do fotógrafo será no Foyer da Sala Acrísio de Camargo, no Ciaei, do dia 5 a 29 de junho. Apresenta o trabalho de sete profissionais de destaque no cenário nacional que produzem narrativas aprofundadas de temas relacionados à conservação. Testemunhas das mudanças impostas pelo progresso e do que ainda permanece intocado no nosso planeta, os fotógrafos Érico Hiller, Izan Petterle, João Marcos Rosa, Luciano Candisani, Maurício de Paiva, Rodrigo Baleia e Victor Moriyama apresentam 42 imagens impactantes selecionadas por Cristina Veit, que foi, por 13 anos, editora de fotografia da revista National Geographic Brasil.

Confira o restante da programação:

Oficina e Caminhada Fotográfica
8 de junho, às 09h, no Bosque do Saber (33º Domingo Ecológico)
A oficina de fotografia tem como objetivo discutir e apresentar caminhos que contribuam para a adoção de práticas mais sustentáveis no dia a dia das pessoas, estimulando a criatividade e um novo olhar. A oficina, acompanhada de caminhada fotográfica, será aberta ao público e irá abordar aspectos técnicos e criativos da fotografia.
Oficineiro: Ricardo Lima (Jornalista, curador e idealizador do Festival Hercule Florence de Fotografia de Campinas).
Livre – Gratuito.

Fórum de Debates: Empreendedorismo Criativo e Sustentável
10 de junho, às 19h30, no Bosque do Saber
Conversa com Rachel Negrão, economista, consultora na área de Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa e Erick Krulikowski, empreendedor criativo, coordenador das aulas do Empreendedores Criativos do Cemec e Santander. Profissionais que trabalham com o tema cultura, educação e sustentabilidade, os especialistas apresentarão o panorama atual dos desafios socioambientais e culturais, apontando experiências e práticas que podem servir de referência para o mercado de trabalho.

Rachel Negrão
Economista formada pelo Instituto de Economia da Unicamp; Doutora em Engenharia Mineral pela Escola Politécnica da USP (Epusp), com tese desenvolvida na área de Desenvolvimento Sustentável e Gestão Ambiental aplicada ao caso da Companhia Vale do Rio Doce. É docente aposentada da Unicamp, pelo Departamento de Administração e Política de Recursos Naturais do Instituto de Geociências, onde ainda atua em Educação para a Sustentabilidade, ministrando disciplinas relacionadas à Economia do Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Gestão e Política de Recursos Naturais (ênfase em recursos minerais e hídricos) em cursos de pós-graduação e graduação. Administradora Pública (FGV), Mestre em Administração e Doutora em Urbanismo (USP). Assessora para a ONU, é sócia-diretora da Garimpo de Soluções, empresa pioneira em economia da cultura, economia criativa, cidades criativas e desenvolvimento.

Eric Krulikowski
Possui mais de 15 anos de experiência em gestão executiva de projetos e negócios nas áreas da cultura, educação e saúde, com ênfase em planejamento estratégico, administração financeira, captação de recursos e desenvolvimento institucional. Graduado em Música pela Universidade de São Paulo (USP), tem MBA com ênfase em Marketing pela Universidad Latinoamericana de Ciencia y Tecnologia (San Jose, Costa Rica). Participou do curso de Análise de Empresas e valor do Programa de Educação Continuada da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP).
Foi gerente administrativo do projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde). Atuou como captador de recursos e integrou o Grupo Gestor do Museu da Pessoa, sendo responsável pela estruturação do espaço de atendimento ao público, e coordenador de projetos especiais da Fábrica do Futuro. Trabalhou na La Fabbrica do Brasil como coordenador de projetos junto a clientes como Fiat e Nestlé, quando liderou os projetos Tesouros do Brasil e Um poema chamado Brasil, este último premiado pela Revista Exame - Guia da Boa Cidadania Corporativa 2004 - Destaque na categoria Cultura. Articulou projetos junto a instituições como Unesco, MEC, MinC, Unicef, Iphan, Sebrae-MG, Petrobras, Instituto Votorantim e Instituto Camargo Corrêa.

Palestra: Narrativas do Ambiente
Dia 11 de junho, às 19h30, no Ciaei – Sala Takashi
Os fotógrafos da exposição João Marcos Rosa (MG) e Érico Hiller (SP) comentam os trabalhos expostos e falam sobre suas aventuras em campo, contando as histórias por trás das imagens. Discutem ainda suas motivações ao escolher temas de conservação, bem como o processo de criação de narrativas visuais.
Os participantes da palestra estarão concorrendo a dois quadros da exposição de fotografias que serão entregues após o período da exposição.
Livre – Gratuito.

Show Teatral – Grupo Parlapatões
24 de junho, terça-feira, às 19h30, na Sala Acrísio de Camargo – Ciaei
Parapapá! Circo Musical é o novo espetáculo infantil dos Parlapatões feito em parceria com a Banda Paralela.
Com roteiro de Hugo Possolo, traz diversas canções da MPB que se inspiram no circo, também algumas cantilenas típicas da tradição circense e recupera antigos lundus, músicas típicas dos circos do final do século XVIII. O ponto de partida do espetáculo é o CD Circo, gravado pelos Parlapatões e diversos convidados em 1998 (Gravadora Atração), que foi naquele ano indicado ao Prêmio Sharp de melhor CD Infantil. Feito por encomenda da Funarte, o CD traz canções tradicionais e uma narrativa que contava a História do Circo no Brasil.
No espetáculo Parapapá! Circo Musical, o mote é outro. As canções fazem a narrativa de uma história singela. Um menino pobre do interior vê a chegada do circo em sua cidade, mas não tem dinheiro para ir ao espetáculo. Não se sabe se é sua imaginação ou realidade, mas ele vê os seus brinquedos simples – como peões, ioiôs e bolas de gude – se transformarem em números circenses. Passam por ele, mágicos, malabaristas, trapezistas e acrobatas. Nessa mistura entre sonho e realidade, o Menino ajuda o palhaço da trupe a conquistar a trapezista, por quem é apaixonado. Em retribuição, o palhaço ensina ao menino como fazer algumas brincadeiras. Mas tudo que é bom acaba, chegando a hora da partida... Será que esse menino seguirá com o circo? Ou o circo seguirá nele?
Livre – Gratuito. A retirada de ingressos ocorrerá no Ciaei, dia 24 de junho, a partir das 17h30.

Sobre o Indaiatuba Sustentável
Paralelamente às suas funções tradicionais (econômica, política e de prestação de serviços), as cidades devem exercer e desenvolver a formação de todos os seus cidadãos, principalmente, de crianças e jovens, mas com a vontade decidida de incorporar pessoas de todas as idades, numa formação ao longo da vida.
Baseado na Carta das Cidades Educadoras, originada no 1° Congresso Internacional das Cidades Educadoras, em novembro de 1990, na cidade da Barcelona e no Programa Municípios Educadores Sustentáveis, do Ministério do Meio Ambiente, o projeto Indaiatuba Sustentável criará espaços para a promoção da sustentabilidade socioambiental por meio da educação e da cultura no município de Indaiatuba.
Uma plataforma de atividades que atende aos grandes desafios das cidades no século XXI: primeiro, investir na educação de cada pessoa, de maneira a que esta seja cada vez mais capaz de exprimir, afirmar e desenvolver o seu potencial humano, assim como a sua singularidade, a sua criatividade e a sua responsabilidade. Segundo, promover as condições de plena igualdade para que todos possam sentir-se respeitados e serem respeitadores, capazes de diálogo.

Serviço
Projeto Indaiatuba Sustentável
Realização: Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Sýn Criativa Comunicação e Produções Culturais
Patrocínio: Mann+Hummel Brasil
Abertura oficial: 5 de junho de 2014, quinta-feira, às 19h30
Período: de 23 de maio a 29 de junho de 2014
Local: Ciaei - Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé 3665
www.indaiatubasustentavel.com.br.

Nenhum comentário: