Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Abastecimento de água nas bicas da Praça do Chafariz é normalizado

Foto: Eliandro Figueira - SCS/PMI.
A água retornou às bicas do Largo do Chafariz. A informação é da Secretaria Municipal de Urbanismo e do Meio Ambiente, que informa que a empresa responsável pela obra que atingiu o lençol freático e interrompeu o veio de água que chegava à praça conseguiu fazer o redirecionamento e normalizar o abastecimento das bicas.
Apesar do problema não ter caracterizado crime ambiental, a busca por uma solução foi amplamente discutida pelo Urbanismo em conjunto com a Promotoria do Meio Ambiente de Indaiatuba, Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) e Daee (Departamento de Água e Energia Elétrica) do Estado de São Paulo por se tratar de um dos principais pontos históricos do município.
Com base em vistoria no local e com o estudo hidrogeológico apresentado pela empresa após o ocorrido, concluiu-se que o problema foi ocasionado pelas perfurações para a estrutura do empreendimento imobiliário em construção a cerca de 150 metros da praça. A construção de um bloco de fundação do empreendimento teria atingido o lençol freático e interrompido o veio de água que abastecia o Chafariz.
Os trabalhos foram iniciados há cerca de 30 dias, após o projeto ser analisado e aprovado pelos órgãos competentes. Na sexta-feira (13) os trabalhos foram concluídos com o retorno da água do lençol freático nas bicas do Chafariz.

História
Ponto histórico da cidade, no início do século XX o Chafariz era uma das duas “aguadas”, como eram conhecidas as fontes da época, de onde a população retirava a água para consumo e para a lavagem de roupas. Naquela época, era muito comum os meninos da cidade buscarem água em latas para vender nas casas.
No final da década de 60 e início de 70, o Chafariz passou por uma restauração e ao seu redor foi construída uma praça bastante arborizada, que recebeu o nome de “Elis Regina”, mas todos os Indaiatubanos ainda conhecem este local como Praça do Chafariz.

Nenhum comentário: