Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Renato Stegun expõe 'Traçados Sonoros' na Quadrante Galeria

O artista visual Renato Stegun abre na manhã de sábado, dia 17 de maio, na Quadrante Galeria, em campinas, sua exposição Traçados Sonoros, conjunto de pinturas, gravuras e objetos inspirados no universo musical. A exposição permanece aberta ao público até o dia 27.   
As interfaces entre a pintura e a música são ricas em metáforas e em relações no plano formal e criativo. Compositores observam pintores e pintores inspiram-se em compositores. Música e pintura respeitam-se e inspiram-se mutuamente. Sempre uma vitória da arte. Ao produzir suas obras, Renato deixa-se embalar por essa sinergia da relação entre música e pintura. Suas criações são inspiradas por um universo sonoro eclético, que contempla da música clássica ao jazz, passando pelo rock dos anos 70.
Traçados Sonoros não pretende homenagear a música, mas retratar a dependência que o artista tem da música quando precisa criar. Renato confessa ter um processo catártico de criação, que pode começar fortemente organizada ou desembocar no improviso, desconstruindo todo plano anterior.  Aí revela-se uma aproximação entre aspectos distintos, particulares da música e da pintura: de um lado, a dimensão atemporal específica da pintura e, de outro, a articulação no tempo da música. Ao tocarem em conjunto, músicos constroem sua obra compartilhando espaços sonoros, com tempos próprios para o improviso e a repetição.  Já pintar é processo solitário, definitivo, mas para o qual Renato encontra espaço para o improviso: um consistente estudo prévio de cores pode dar base para o improviso quando da execução da obra.      
Nesta exposição, Renato traz em suas telas músicos individualizados – cada qual na expertise de seu instrumento, mas integrados em monobloco, produzindo a tríade som/ritmo/tempo e resultando na música harmoniosa, estampada nas imagens que compõem a mostra. E é ao final desse momento criativo que Renato “ouve” a música que retorna de suas obras. Além das obras em acrílica sobre tela, a série Traçados Sonoros apresenta também gravuras, uma coleção de objetos e arte digital.

O artista
Renato Stegun nasceu em Campinas e é formado em Publicidade e Propaganda. Estudou desenho e pintura e tem sólida carreira como ilustrador em projetos editoriais, campanhas publicitárias, humor gráfico, caricatura, charge, cartum e design de objetos artísticos. Participou de mais de oitenta exposições e salões no Brasil, Irã, Romênia, Coreia do Sul, França e Espanha. Atuou em programas de TV sobre o tema Desenho de Humor e montou, a convite da EPTV/Globo, em parceria, o site de caricaturas FabriCarica.  

Serviço:
Traçados Sonoros - exposição de pinturas, gravuras e objetos de Renato Stegun
de 17 a 27 de maio
de segunda à sexta das 9h às 18h, sábados das 9h às 13h
abertura dia 17 de maio às  11h00
entrada gratuita
Quadrante Galeria - Rua Américo Brasiliense 163, Cambuí,  Campinas
19 3251-2288      info@quadrantegaleria.com.br        quadrantegaleria.com.br
Mais informações sobre Renato Stegun no site www.stegun.com.br.

Nenhum comentário: