Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Jazz Sinfônica se apresenta no domingo na Câmara com entrada franca

Divulgação
A Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo realiza no próximo domingo (dia 1º), a partir das 11h na Câmara Municipal de Indaiatuba, concerto com entrada franca, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Reconhecida por sua excelência e considerada uma das mais importantes do País, a orquestra nesta apresentação trará sua formação Camerata, com a participação de 30 músicos. O diretor artístico e regente titular da Jazz Sinfônica é João Maurício Galindo, que tem Fábio Prado como regente adjunto. Informações: (19) 3894-1867.

A Jazz Sinfônica
Idealizada pelo músico Arrigo Barnabé em 1989 e formada pela Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, desde janeiro de 2012 a Jazz Sinfônica é administrada pela Organização Social de Cultura Instituto Pensarte. É uma orquestra singular pela sua formação sinfônica acrescida de uma big band. O resultado, também único, explora domínios musicais pouco conhecidos, mas ao mesmo tempo divertidos e criativos. Um dos grandes nomes da orquestra, responsável por transformar as melodias populares de compositores brasileiros em arranjos sinfônicos, foi Cyro Pereira (1929-2011), maestro dos Festivais da Record dos anos 1960 e um dos fundadores do grupo, que criou o repertório fundamental da Jazz Sinfônica e ajudou a transformá-la numa das poucas com esse formato no mundo. Depois dele, a formou-se uma equipe de orquestradores de excelência, que trabalham para a formação do seu repertório – o grupo produz, em média, 100 partituras por ano e conta com um acervo de mais de 1,4 mil delas. 
O tratamento sinfônico para a música popular brasileira – e mundial – é a característica principal da Jazz Sinfônica. Ao longo de sua trajetória, já se apresentou com artistas consagrados como Tom Jobim, Milton Nascimento, Gonzalo Rubalcaba, Paquito de Rivera e Stanley Jordan, apresentações descontraídas e lotadas por público fiel que fazem da orquestra referência quando o assunto é a democratização da boa música. Além dos concertos regulares realiza Concertos Didáticos, nos quais oferece a alunos e professores de escolas públicas e particulares a oportunidade de visitar a Sala São Paulo e conhecer de perto a formação da orquestra.

Nenhum comentário: