Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Alunos de Arquitetura e Urbanismo da Max Planck projetam espaço para mostra em Itu

Foto: Eliandro Figueira.
Sob a orientação da coordenadora e arquiteta Lourdes Abbade, os alunos do 1º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Max Planck, que fica em Indaiatuba, foram os responsáveis pelo projeto do espaço Banheiro Público Masculino, que integra a mostra Itu Casa Decor, aberta para visitação a partir de hoje, 16 de maio.
Valendo-se de um design novo e arrojado, os oito alunos envolvidos no projeto tiveram como desafio remodelar totalmente o espaço do banheiro – que conta com uma área total de 28 metros quadrados – em um ambiente que atendesse o público masculino, inclusive com necessidades especiais.
De acordo com a coordenadora do curso e também orientadora do projeto, os alunos desenvolveram tudo sozinhos, desde o início. “Levei a turma até o espaço e perguntei a eles se gostariam de abraçar o desafio e a resposta positiva foi imediata; então, começamos o trabalho”, ressalta. Ainda segundo Lourdes, a inspiração para o projeto aliou o tema Copa do Mundo a elementos que remetessem a um estilo moderno. As cores amarelo e azul ciano se fizeram presentes em todo o espaço, que ainda ganhou bancadas de mármore pretas com cubas brancas com desenho de um campo de futebol. Espelhos e pastilhas misturadas com pedras naturais e vidros dão um charme especial ao espaço, que também ganhou luminárias suspensas com cores vibrantes, que contrastam com o rústico dos pallets da parede oposta.
No hall de entrada do banheiro é possível encontrar um quadro assinado pelo artista plástico e também arquiteto Paulo Lara, criador do estilo 3D Pop, que tem como diferencial um traçado marcante e utilização de cores não tradicionais. A obra foi premiada em uma das edições do Salão Internacional de Artes Visuais (Sinap/AIAP). Além disso, utilizando-se da técnica de marcador permanente e inspirado nas portas das casas antigas de Itu, o artista criou um desenho, na parede do hall do banheiro, que remete aos portões destes casarões, confeccionados em ferro fundido e vazado. Paulo Lara também já expôs sua obra no Louvre, um dos mais famosos museus do mundo.
Além do artista plástico, o Banheiro Público Masculino contou ainda com a parceria das empresas Roca, Sherwin Willians, Siemens, Natura, Estilo A Interiores, Construtec, Estrela do Vale, Luz com Design, Inova Design, Max Gesso, Porto Pedras, Abraccio Campinas, Arquivo Novo, Casa Decolar, Color Vidros, Vale Luz, RL Comunicação Visual e Madeireira Madelasca.

Nenhum comentário: