Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Teatro: "Anne Sullivan e Helen Keller - A luta pela inclusão social"

[clique sobre a imagem para ampliá-la]
Inspirado no livro A História da Minha Vida (The story of my life), autobiografia de Helen Keller, lançado em 1902.
A história da menina Helen, cega-surda e que, de certa maneira, vive em um mundo de trevas, incompreendida e tratada como deficiente e doente pela família. Com a chegada da professora Anne Sullivan, sua vida muda completamente e as transformações significativas pelas quais ela passa acabam por afetar também a sua família. O espetáculo enfatiza a revolta que pode emergir de alguém que não compreende o mundo à sua volta e, além disso, enfrenta imensas dificuldades para se expressar, se comunicar, entender e ser entendido.
Anne empenha toda a sua energia para tentar, antes de tudo, “domar a fera” e criar mecanismos para conseguir se comunicar com Helen, ensinar-lhe bons modos e, sobretudo, possibilitar a comunicação entre as duas, permeada pela certeza do desenvolvimento da menina.
A tarefa de Anne Sullivan é realmente difícil. Mas, com perseverança, amor e dedicação exemplar ela consegue, em pouco tempo, transformar Helen em uma menina mais dócil e, ao mesmo tempo, fazer com que ela comece a aprender a linguagem de sinais e a pronunciar as suas primeiras palavras.
O mérito desta montagem está na proposta de inclusão durante as apresentações com audiodescrição e intérpretes de libras.
Um espetáculo recomendado para estudantes em geral, educadores, futuros educadores ou mesmo pais e mães, ou futuros pais e mães, frente aos grandes problemas educacionais e sociais que envolvem a comunidade cega, surda e sua luta pela garantia de seus direitos.

Nenhum comentário: