Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Marcelo Onofri e Alegre Corrêa: do erudito ao popular nos concertos da Sinfônica da Unicamp dias 7 e 8 de maio

Alegre Corrêa.
O popular e o erudito estão na mesma partitura dos próximos concertos da Orquestra Sinfônica da Unicamp, em Campinas, nos dias 7 (quarta-feira), no Teatro Castro Mendes e 8 (quinta), na Casa do Lago da Unicamp. Sob a batuta de Cinthia Alireti, os músicos se apresentam ao lado dos solistas Marcelo Onofri (piano), Alegre Corrêa (guitarra/violão), Eduardo Guimarães (acordeon), Leandro Barsalini (bateria/percussão) e Walter Valentini (contrabaixo). Este time de mestres irá interpretar obras de Alegre Corrêa inspiradas na composição Saudades do Brasil, do francês Daris Millaud (compositor que viveu no Brasil entre 1917 e 1918 e, de volta à França, escreveu uma coletânea de 12 músicas, todas dedicadas a um bairro carioca).
Marcelo Onofri.
O programa traz ainda composições de Marcelo Onofri: a inédita peça para piano solo Sinfonieta e Expedição, para a inusitada formação de quarteto de cordas, acordeom e percussão, que revisita, musicalmente, o capítulo da história que conta a chegada dos holandeses no Brasil.
A produção de Alegre Corrêa, baseada em Saudades do Brasil, foi realizada quando, então radicado na Áustria, recebeu a sugestão do maestro Christian Muthspiel de fazer o caminho inverso de Millaud e, como compositor brasileiro, identificar influências originárias da obra e fazer sua própria leitura. Desafio proposto, Corrêa mergulhou no rico universo de Millaud e reinventou algumas peças que estão incluídas no repertório dos concertos com a Sinfônica da Unicamp, como Leme e Laranjeiras.
Ainda em Viena, Alegre Corrêa e Marcelo Onofri desenvolveram trabalhos autorais, sempre buscando uma sonoridade sofisticada e com elementos tradicionais brasileiros.
A participação dos solistas faz parte do projeto Performance do Ciddic (Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural) da Unicamp,  que coloca a Sinfônica da Unicamp como um laboratório de pesquisa em música, composição, performance instrumental e regência. “É um projeto importante que dá visibilidade à produção contemporânea”, destaca Marcelo Onofri, que também assina os arranjos de algumas composições de Alegre Corrêa.
O gaúcho Alegre Corrêa, natural de Passo Fundo, tem 40 anos de carreira. Em 1988 mudou-se para a Áustria, onde consolidou sua carreira tocando com grandes músicos da world music, entre eles Joe Zawinul. Ao longo de sua trajetória, ganhou vários prêmios; entre eles, CD do ano (Hanskoller Prize – Áustria 2002), Músico do Ano (Hanskoller Prize – Áustria 2003) e Grammy Awards (EUA 2009). Gravou 12 álbuns solo como compositor, arranjador e instrumentista, além de ter tocado com a Orquestra de Hannover (Alemanha), Tonkunster Orquestra e Bruknerhaus Orquestra (Áustria) e Orquestra de Cordas do Teatro São Pedro (Porto Alegre, Brasil).
O mineiro Marcelo Onofri, natural de Teófilo Otoni, estudou na Escola de Música de Brasília, Conservatório Carlos Gomes (Campinas) e cursou Composição e Regência na Unicamp. Em 1987 ingressou no curso de Regência Orquestral da Escola Superior de Música de Viena, onde morou por 15 anos e realizou vários trabalhos como pianista, compositor, cantor, regente e diretor musical. Gravou discos com a cantora Izabel Padovani: Hein? (2000) e Mar & Bel (1995). De volta ao Brasil, foi selecionado para o 9º Prêmio Visa edição Compositor, organizou o 1º Primma – Primavera Musical da Mantiqueira (Gonçalves, Minas Gerais) e lançou os CDs Dança (2003), Temporâneo (2007) e Lancelot’s Adventures (2013).

Programa
Marcelo Onofri - Sinfonieta in G (2012)
Marcelo Onofri - Expedição (1997)
Alegre Corrêa - Gabriela (1990), arr. Marcelo Onofri
Alegre Corrêa - Leme (2004)
Alegre Corrêa - Laranjeiras (2004)
Alegre Corrêa - Valsinha (2012)
Alegre Corrêa - Bachião (1999), arr. Marcelo Onofri
Alegre Corrêa - Vindobona (2000), arr. Marcelo Onofri
  
Serviço
Concerto Orquestra Sinfônica da Unicamp
Regente: Cinthia Alireti
Solistas: Marcelo Onofri (piano), Eduardo Guimarães (acordeon), Leandro Barsalini (bateria/percussão), Alegre Corrêa (guitarra/violão), Walter Valentini (contrabaixo)
Quando:  7 de maio (quarta-feira), 20h
Teatro Castro Mendes (Praça Correa de Lemos, s/nº, Vila Industrial, Campinas)
Ingressos: R$20 e R$10

8 de maio (quinta), 19h
Casa do Lago (Unicamp)
Entrada gratuita.

Nenhum comentário: