Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Guarda Municipal mostra trajetória em exposição no Polo Shopping

Divulgação
A Secretaria de Defesa e Cidadania organizou uma exposição para comemorar os 30 anos da Guarda Municipal. São 48 fotos, que estão no Polo Shopping Indaiatuba até o próximo dia 30 e retratam toda a trajetória da corporação, que tem colaborado com a segurança de Indaiatuba ao longo dessas três décadas. A exposição já passou pelo saguão da Prefeitura e será levada para outros pontos que estão sendo definidos.
A Guarda Municipal foi criada pela Lei Municipal nº 1.999 de 31 de outubro de 1983, com a finalidade de colaborar com a Polícia do Estado no serviço de segurança do Município, seja ela de ordem pessoal ou patrimonial, exercendo vigilância diuturna nas vias e logradouros públicos, além de socorrer a população nos casos de necessidade. Em 1984, 200 pessoas se candidataram para concorrer aos primeiros cargos da GM. Após provas escritas, exames médicos e testes de aptidão física, 44 foram selecionados.
A primeira turma iniciou o Curso de Formação em 1º de fevereiro daquele ano. Foram 500 horas de aulas e 90 dias de aulas ministradas por um corpo docente formado por magistrados, oficiais da Polícia Militar e especialistas em Direito Penal, Prática Policial, Instrução Policial, Ordem Unida, Relações Públicas, Armamento e Tiro, Socorros de Urgência, Língua Portuguesa, Defesa Pessoal, Educação Física e Natação. A GM já formou 14 turmas e atualmente tem um efetivo de 259 componentes. (fonte: http://www.gm.indaiatuba.sp.gov.br/historia_gm.php)
O prefeito Reinaldo Nogueira criou no ano passado condecorações para homenagear os Guardas Municipais também como forma reconhecimento pelos serviços prestados à população e marcar os 30 anos da corporação. São elas:

Mérito da Guarda - destinada a premiar os integrantes de carreira da Guarda Municipal que se destacarem como o melhor Guarda Municipal do ano. Receberam as medalhas: GMs 3ª Classe Marcio Fabiano Gomes da Silva e Marcos Vandré Tezoto.

Mérito de Ação - destinada a premiar os integrantes da carreira da Guarda Municipal que, por dedicação, abnegação e capacidade profissional, tenham prestado bons serviços à corporação, sendo atingido sob qualquer forma, no exercício de sua função, resultando ou não sequela física, sob circunstância ativa ou passiva para a defesa própria ou de terceiros. Receberam a medalha 12 guardas municipais: os inspetores-chefe Eugênio Furlanetto Neto e João Carlos Boldrin; os subinspetores Zenir Adilson Wulk de Freitas, João Gilberto Grigoletto e Marcos Umberto da Silva; os CDs (Classe Distinta) Reginaldo Martins Leite, Orlando Aparecido Bersan; os Classes Especiais Odair dos Santos Cantarin, Marcel Roque Fajon; os 1ª Classe Luciano Donisete de Souza, José Osmar Ornaghi e Antônio José da Silva. Com a honraria também foi prestada homenagem póstuma às famílias de quatro guardas municipais: Sérgio José de Lima; Fladinardo Pereira Lopes; Venâncio Silveira Pereira e Ilson Gonçalves da Silva.

Mérito da Vida - destinada a premiar os integrantes da carreira da Guarda Municipal que, por dedicação, abnegação e capacidade profissional tenham prestado bons serviços à corporação, que resulte em salvamento de pessoas em situação de risco de vida. Receberam a medalha dois GMs: inspetor-chefe Mário Sérgio Zombine e o Classe Especial Adalberto Rodrigues dos Santos.

Mérito de Cidadania - destinada a premiar os integrantes da carreira da Guarda Municipal, bem como os cidadãos que por dedicação e abnegação tenham prestado relevantes serviços à corporação, bem como tenham demonstrado de forma especial e destacada compromisso com a comunidade indaiatubana nas questões de cidadania e bem-estar da população. Com ela foram homenageados quatro parceiros da corporação: o empresário Baldomero Barbará Neto, que apoia a corporação há 15 anos; o advogado e ex-secretário municipal de Negócios Jurídicos, Alexandre Schereiner, que por meio do seu escritório de advocacia proporciona apoio Jurídico aos guardas; o major Waldemar Batista, que foi o primeiro diretor e o primeiro Secretário de Defesa e Cidadania (então Secretaria de Defesa Social) da cidade e Luciana Maria de Andrade Botteri, delegada de polícia que por 16 anos trabalhou em Indaiatuba sempre apoiando a atuação da GM. 

Nenhum comentário: