Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Grupo de estudos busca excelência no flamenco em Campinas

Divulgação
A fim de contribuir para um flamenco de excelência em Campinas, o Centro de Arte Flamenca (CAF) acaba de criar um grupo de estudos para professores da dança. A cada 15 dias, sempre aos sábados, das 13h às 14h30, profissionais reúnem-se para conhecer as últimas tendências do ritmo na Espanha e trocar experiências, com muita conversa, teoria e prática também. 
A coordenação está a cargo da professora Ana Paula Campoy, bailaora há 17 anos. Ana Paula viaja anualmente para Madri e está sempre atenta às novas visões, técnicas e maneiras de baile. “É importante renovar-se e estar situado do que está acontecendo no berço do flamenco”, observa Lu  Garcia, diretora do Centro de Arte Flamenca.
Recém-chegada da Espanha, Ana Paula percebeu que o flamenco vivido em Madri apresentou muitas diferenças em comparação com o que era dançado há um ano, como por exemplo, as mecânicas de pé. “Estávamos usando um método aprendido lá em 2013 e já é diferente do que encontramos nesta viagem. A Espanha está com uma nova técnica que busca uma maior velocidade dos pés. Para não trabalharmos defasados, precisamos nos debruçar nas vivências com a mesma velocidade das passadas”, afirma Ana Paula.
Além da renovação e da troca de experiências, integram as reuniões também estratégias e “macetes” para tornar as aulas mais eficazes e atrativas.
Com formação clássica pelo método Royal Academy of Dancing (1997 a 2002) e na dança contemporânea (1999 a 2002), Ana Paula Campoy iniciou seus estudos de flamenco em 1997. Desde então, frequenta workshops e master classes com os principais maestros internacionais, como Rafaela Carrasco, Mercedes Ruiz, Eva la Yerbabuena, Paul Vaquero, La Tacha, Manuel Liñan, La China, Javier La Torre, Talegon de Córdoba, Carmen La Talegona, La Truco, Concha Jareño e Israel Galván.
Visita a Espanha regularmente e estuda, além da dança, cantes flamencos, castanholas e técnica de bata de cola.
Atualmente, dirige os grupos Compás e Luna Flamenca do Centro de Arte Flamenca de Campinas, onde dá aulas para turmas de básico, intermediário, avançado, infantil, castanhola e técnicas.

Serviço – Grupo de estudos de flamenco para professores
Periodicidade: Aulas quinzenais, aos sábados, das 13h às 14h30.
Próxima aula: 12 de abril
Professora e coordenadora: Ana Paula Campoy
Preço: R$150,00 por mês
Inscrições e informações: (19) 3243-6019 ou pelo e-mail lugarcia@centrodearteflamenca.com.br.

Nenhum comentário: