Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Fundação Ema Klabin discute questões de autoria em obras de arte

No Ateliê. Benjamin Eugène Fichel. Óleo sobre madeira. França, 1857.
No próximo dia 22 de abril, das 14h30 às 17h, a Fundação Ema Klabin convida o público para a visita temática Quem disse que disse: autoria, atribuição e questões de identidade. A ideia é fazer com que os visitantes reflitam sobre a noção de autoria de obras de arte.
“O conceito de autor nem sempre existiu e, desde seu advento, vem tomando diferentes contornos, assim como os próprios trabalhos em arte. Por mais simples que possa parecer, os autores de alguns quadros nem sempre podem ser identificados de pronto”, explica a educadora Fabiana Vans.
Mensalmente, a Fundação Ema Klabin realiza visitas temáticas que objetivam despertar novos olhares para o acervo reunido por Ema Klabin, que conta com mais de 1500 obras de grandes mestres mundiais como do russo Marc Chagall, dos modernistas brasileiros Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Portinari e Lasar Segall; talhas do mineiro Mestre Valentim, mobiliário de época, peças arqueológicas e decorativas.
De acordo com o curador do museu, Paulo Costa, a programação permite que os visitantes reflitam sobre os temas contemporâneos pertinentes ao universo da arte e das instituições culturais.
A Fundação Ema Klabin é uma instituição sem fins lucrativos, de utilidade pública, que tem por objetivo conservar e divulgar o acervo artístico reunido ao longo de mais de 70 anos pela empresária, mecenas e colecionadora Ema Gordon Klabin, além de promover atividades culturais e educativas como shows musicais, cursos, oficinas e exposições.

Serviço
Visita Temática: Quem disse que disse: autoria, atribuição e questões de identidade
Data: 22/04
Horário: 14h30 às 17h
Entrada franca
Inscrições via e-mail: educativo@emaklabin.org.br
Fundação Ema Klabin - Rua Portugal 43 - Jardim Europa - São Paulo
Fone: (11) 3062-5245      
http://emaklabin.org.br/.

Nenhum comentário: