Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 17 de março de 2014

Senado aprova obrigatoriedade de cardápio em braile em bares e restaurantes

Divulgação
Restaurantes, bares e lanchonetes terão de ter pelo menos um cardápio em braile para os clientes. O projeto, PLC 48/2011, aprovado pela Comissão de Direitos Humanos, estabelece que quem descumprir a exigência do cardápio em braile terá que pagar multa de R$100, reajustada com base no índice de correção dos tributos federais. O projeto foi aprovado no dia 23 de fevereiro.
Segundo a deputada Luiza Erundina (PSB-SP), autora da proposta, para que o acesso universal à informação previsto na Constituição Federal seja possível, é necessário legislar sobre questões simples e ao mesmo tempo fundamentais para o cotidiano das pessoas com deficiência.
A senadora Ana Rita (PT-ES), relatora da proposta, disse que a mudança atende à convenção da Organização das Nações Unidas sobre direitos da pessoa com deficiência, além de complementar o Código de Defesa do Consumidor. “As entidades privadas que oferecem instalações e serviços abertos ou propiciados ao público devem levar em consideração todos os aspectos relativos à acessibilidade para pessoas com deficiência. Todos são iguais perante a lei e que cabe ao Estado promover a defesa do consumidor”, afirmou Ana Rita.
Em Itu, já há alguns anos o Botequim do Jeremias oferece a opção para melhor atender aos deficientes visuais. A diretora da Escola de Cegos Santa Luzia de Itu, Maria Regina Maciel Sandei, conta que a maior dificuldade sofrida por essas pessoas é o preconceito. “Eles têm apenas uma limitação visual, porém capacidade e habilidades para desenvolverem outras atividades normalmente. É fundamental para eles terem uma vida mais social possível; quando encontram uma barreira, ficam tristes e tendem a se isolar. É muito importante que a sociedade pense um pouco mais não só nos deficientes visuais, mas em todas as deficiências”. A diretora ressalta que encontrar um local onde se sintam a vontade e possam desfrutar de horas de lazer é essencial. “Aqui eles também organizam passeios a barzinhos e restaurantes. Quando encontramos lugares como o Botequim do Jeremias, que se preocupa e se adéqua para pode receber todas as pessoas, sem distinção, ficamos muito felizes”, diz Maria Regina responsável pela entidade que atende a cerca de 115 alunos matriculados na escola, de Itu e região.
O Botequim do Jeremias fica na Praça Conde do Parnaíba 76, no Centro de Itu. Reservas e informações no telefone (11) 2715-7600.

Nenhum comentário: