Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 31 de março de 2014

Grupo Metallumfonia se apresenta em Campinas com repertório do novo CD

Divulgação
O grupo Metallumfonia, de Campinas, faz uma apresentação gratuita no Espaço Cultural Maria Monteiro (Av. Cardeal Dom Agnello Rossi s/nº, na Vila Padre Anchieta), em Campinas, na quinta-feira, dia 3 de abril, às 20h, dentro da programação do projeto Música em Cena.
O repertório do show será composto pelas músicas do primeiro CD Metallumfonia, lançado em novembro de 2013 pelo selo Kalamata.  Para o álbum foram selecionadas obras escritas por compositores paulistas, como José Carlos Amaral Vieira (Suíte para Metais), Osvaldo Lacerda (Quinteto Concertante), Zilmar Ziller Marcos (Une Petite Tristesse) e Carlos Gomes (O Guarani). A escolha é fruto de uma das maiores motivações do grupo: a pesquisa da música brasileira para metais. A opção em realizar uma adaptação da protofonia de O Guarani para o quinteto de metais no CD baseia-se em dois argumentos: o primeiro, o de fazer uma homenagem ao compositor brasileiro e à cidade de Campinas; o segundo, por se tratar de um desafio interpretativo, dada a dificuldade técnica da obra, que teve adaptação realizada pelos integrantes do próprio grupo.

Sobre o Metallumfonia
O gosto pela música de câmara e o interesse em mostrar os instrumentos de metais atuando como solistas reuniu os músicos Paulo Ronqui, Jefferson Anastácio, Isaac Emerick, Robson de Nadai e Fransoel de Carli, que atuam na Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e Orquestra Sinfônica da Unicamp. O grupo foi fundado em 2004.
O repertório do grupo enfatiza a música de boa qualidade, seja ela de compositores brasileiros ou estrangeiros, do renascimento ao contemporâneo, já que a música transcende o tempo e as nações. Com a proposta de homogeneidade nos aspectos técnicos e interpretativos, os experientes músicos realizam concertos temáticos, didáticos e workshops. Por meio dessa prática, além do fomento da interpretação de obras escritas para essa formação instrumental, é uma referência para comunidade de estudantes de música de todo o Brasil.
O nome Metallumfonia é a junção de duas palavras - metallum, do Latim (‘metal’) e fonia, que vem do Grego fonus e significa (‘o som das vozes’). Para os músicos, a formação do grupo é mais do que uma prática de música de câmara ou a continuidade dos trabalhos orquestrais, mas uma oportunidade de levar até as pessoas o som peculiar dos metais.
A realização do show é da Direção Cultura e da Kalamata, apoio da Secretaria de Cultura de Campinas e do Programa de Ação Cultural – ProAC/ICMS , com patrocínio da ArcelorMittal Gonvarri.
Para mais informações, http://www.direcaocultura.com.br.

Nenhum comentário: