Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Vila das Artes de março terá música ao vivo e cães terapeutas

Criada em 1998 a partir da união de artistas moradores do distrito de Sousas, em Campinas, a feira de artes e artesanato Vila das Artes é um conhecido ponto turístico dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio, em Campinas, região que atrai visitantes também pelo grande número de restaurantes e pelas agradáveis paisagens, cercadas de muito verde em uma paisagem diversificada de serras e morros.
Em março, a feira Vila das Artes será realizada excepcionalmente no segundo domingo do mês, dia 9 de março, devido ao Carnaval. A feira acontece das 9h às 14h na Praça Beira Rio, em Sousas. As edições mensais da feira contam também com apresentações de música ao vivo em um ambiente bucólico e aconchegante, às margens do Rio Atibaia.
A edição do dia 9 de março terá a participação musical especial do JBB Trio. Formado pelos guitarristas Mauricio e Fábio e pela baterista Jaqueline, o trio irá apresentar um repertório instrumental, com jazz, blues, bossa nova e músicas conhecidas de Beatles, Phil Collins, Cazuza e Ana Carolina no repertório.
Haverá também a participação da ONG Ateac (Instituto para Atividade, Terapia e Educação Assistida por Animais de Campinas). Os voluntários, além de apresentar ao público os cães terapeutas, farão venda de camisetas em prol da instituição.
Ao todo, a Vila das Artes reúne trabalhos de cerca de 35 expositores, entre artistas  fixos e convidados, de Sousas e várias cidades da região. Todos os produtos são realmente confeccionados artesanalmente e os próprios artesãos fazem a comercialização de suas peças, que são bastante variadas: cerâmica, patchwork, bolsas, roupas, bijuterias, acessórios e objetos de decoração, entre outros.
A barraca “Lembranças de Sousas” reúne peças feitas pelos próprios expositores, com a marca “Vila das Artes”. A feira ganhou também dois ‘personagens’ oficiais: dois bonecos de papel machê, obra da artista plástica Natasha Faria, batizados de João da Vila e a Maria das Artes, que também fazem muito sucesso entre a garotada.
É possível encontrar roupas e acessórios bastante diferenciados na Vila das Artes. São peças únicas e exclusivas, como camisetas customizadas, pintadas a mão ou com aplicações em tecido, bolsas de patchwork e havaianas bordadas, ótimas opções de presentes personalizados.
Para quem gosta de novidades e busca presentear de maneira original e criativa, a Vila das Artes é o lugar certo. É possível encontrar bordados para a cozinha, toalhas em macramé e colchas de patchwork, objetos em cerâmica e porcelana, pedras pintadas, vasos e peças em cerâmica, madeira e marchetaria, entre muitos outros produtos. A técnica do fuxico, por exemplo, cria chaveiros, marcadores de livros e diversos enfeites alegres e coloridos.
Uma boa dica da Vila das Artes são os sabonetes artesanais, feitos com produtos 100% naturais, que não agridem a pele e o meio ambiente. Os produtos não usam corantes ou essências artificiais e vêm em embalagens especiais. Para as crianças, toalhas bordadas podem tornar a hora do banho ainda mais divertida.
Além de saborear quitutes, doces e salgados durante a feira, há várias opções para levar para casa e até presentear. Massas artesanais, cupcakes, bolachas naturais e até pastel são alguns exemplos.
Os distritos de Sousas e Joaquim Egídio ocupam área de Proteção Ambiental (APA) e mantiveram várias referências históricas do século XIX, seja nos casarões bem conservados, nas igrejas e em muitos outros detalhes que podem ser conferidos ao vivo. Uma tranquila caminhada a pé pelo centro de Sousas, leva a construções tombadas, como a Casa de Cultura, Igreja Matriz de Sant’Ana, Igreja de São Sebastião e a subprefeitura de Sousas. O subdistrito de Joaquim Egídio também guarda o estilo de cidadezinha do interior, com ruas de paralelepípedos e fachadas das casas encostadas nas calçadas.
Para os esportistas, a região reúne diversas trilhas para caminhadas. Apesar do ar de cidade de interior, Sousas conta com agenda musical eclética e inúmeras opções de restaurantes, com gastronomia de qualidade, para todos os gostos. Há desde a tradicional comida mineira, até churrascarias e as culinárias italiana, portuguesa e francesa, entre outras variedades.
Informações: www.viladasartescampinas.wordpress.com.

Nenhum comentário: