Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

'Mulheres Paulistas' é tema de visita temática na Fundação Ema Klabin

A Mecenas e colecionadora Ema Klabin.
Foto: divulgação
No dia Internacional da Mulher, 8 de março, das 14h30 às 17h, a Fundação Ema Klabin (Rua Portugal 43, Jardim Europa, São Paulo) convida o público para uma visita temática especial voltada para as Mulheres Paulistas, mulheres que de alguma forma imprimiram sua marca na história da cidade de São Paulo.
“Durante a visita, o público poderá refletir sobre as particularidades de uma coleção feminina como a da Fundação Ema Klabin, na formação dos espaços da casa-museu e na escolha dos objetos da coleção. Traçará paralelos com outras mulheres que foram influentes no cenário cultural de São Paulo (Yolanda Penteado, Marquesa de Santos) e pensará as construções desse ‘feminino’ utilizando essas figuras peculiares da nossa história”, explica o curador Paulo Costa.
As visitas temáticas objetivam despertar novos olhares para o acervo reunido por Ema Klabin, que conta com mais de 1500 obras de grandes mestres mundiais como do russo Marc Chagall, dos modernistas brasileiros Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Portinari e Lasar Segall; talhas do mineiro Mestre Valentim, mobiliário de época e peças arqueológicas e decorativas. A programação – com duração de duas horas e meia – permite que os visitantes reflitam sobre os temas contemporâneos pertinentes ao universo da arte e das instituições culturais. 
A Fundação Ema Klabin é uma instituição sem fins lucrativos, de utilidade pública, que tem por objetivo conservar e divulgar o acervo artístico reunido ao longo de mais de 70 anos pela empresária, mecenas e colecionadora Ema Gordon Klabin, além de promover atividades culturais e educativas como shows musicais, cursos, oficinas e exposições.
Entrada franca - Não são necessárias reservas. Informações: (11) 3062-5245 e http://emaklabin.org.br/.

Nenhum comentário: