Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Teatro de Tábuas completa 15 anos com espetáculos estrada afora

Completando 15 anos em 2014, o Teatro de Tábuas encerrou o ano com viagens por 82 cidades Brasil afora com seu último projeto, o Circuito Estradafora, um projeto de arte e educação com tecnologia itinerante criado pela ONG em março de 2004 cujo objetivo é democratizar o acesso à arte e aproximá-la do projeto educativo da sociedade.
A programação do evento acontece dentro de uma carreta, que se transforma em uma sala de espetáculo com cobertura inflável, equipada com todos os recursos necessários para a realização das apresentações e conforto do público.
A programação do projeto tem como base a diversidade a partir de conteúdos educativos e ambientais. Os espetáculos teatrais apresentados possuem temas transversais à Educação, levando em consideração a poderosa comunicação que este formato propicia quando une aprendizado e entretenimento, fortalecendo a eficácia da atividade.
A peça A Flor (uma das atrações principais do projeto) foi concebida especialmente para o circuito. Um palco, dois paspalhos e uma flor. Assim começa uma história de amizade e amor. Este espetáculo conta a história de dois vagabundos que perambulam pelo mundo e sempre acabam se colocando em confusão. De problema em problema, entre separações e reencontros, eles acabam indo parar muito longe, em um lugar seco, com pouca água potável; entretanto, ainda assim, descobrem o amor ao mesmo tempo e pela mesma musa: uma Rosa que nasceu entre a rachadura de uma pedra no meio de toda aquela secura, gerando mais um dilema: água para matar sua sede ou para regar a tão frágil flor? Apaixonados pela flor, eles farão de tudo para defendê-la dos percalços do clima e do caminho. Mil formas serão inventadas para que a flor seja regada e eles tenham sua sede saciada. Um se munirá da emoção para resolver o problema e conquistar sua amada; o outro utilizará de sua razão no intuito de formular a melhor solução para, assim, se darem bem. Essa mistura é garantia de trapalhadas e risadas, já que os dois terão um ao outro como ajudante e rival em sua empreitada. Uma abordagem poética que não se utiliza da linguagem verbal para falar sobre amor, respeito mútuo e cuidado com a natureza, temas tão intrínsecos ao bem estar dos seres humanos.
As exibições não se caracterizam apenas pela diversidade, mas, principalmente, pela apresentação de filmes de ótima qualidade, levando cultura e educação através de arte e entretenimento, dando prioridade a obras brasileiras no intuito de valorizar a cultura nacional.
Parte do sucesso do projeto se deve à sua versatilidade. Dentre 6 opções de filmes longas-metragens apresentados, as cidades onde o circuito se apresenta podem escolher por 4 opções para exibição durante a programação.
Além disso, são oferecidas oficinas culturais que possuem um conteúdo formativo, visando o desenvolvimento integrado da arte e educação (a ação busca promover iniciativas duradouras nas comunidades por onde passa). Entre os temas, jogos teatrais para sala de aula, iniciação teatral para grupos e o uso da voz na sala de aula.

A trupe
O Teatro de Tábuas surgiu em 1999, partindo de um sonho de formar um coletivo que vivesse em prol da arte. Com uma estruturação operante na divulgação de manifestações artísticas, esse sonho iniciou-se pelo diretor geral Jorge Luis Braz e por um grupo de atores na cidade do interior paulista de São João da Boa Vista. Esse grupo ocupou uma antiga fábrica de vassouras desativada, o local foi reformado com a matéria prima de tábuas e este fato proporcionou a origem do nome do grupo que hoje comemora 15 anos de história.
Através desses anos, muitas pessoas somaram a esse coletivo e muitas foram trilhando seus próprios caminhos.
Os projetos foram ganhando consistência e espaço dentro do cenário artístico, determinando à trupe a mudança para Campinas no ano de 2005. 
Um dos projetos que mais se destacam ao longo dessa jornada, além do Circuito Estradafora, é o Auto de Natal, espetáculo grandioso de rua que busca transmitir de forma secular e poética os sentimentos que circundam toda a formação humana.
Para mais informações, http://www.teatrodetabuas.com.br/website/home2.html ou (19) 3282-4376 e (19) 99612-1213.

Nenhum comentário: