Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

SESI-SP abre inscrições para cursos livres de iniciação musical

Divulgação
A partir do dia 3 de fevereiro, o SESI-SP abre inscrições para os cursos livres gratuitos de iniciação musical em instrumentos de cordas em dez centros de atividades culturais da instituição no Estado de São Paulo. A iniciativa visa promover o acesso à música e incentivar a criação de cameratas de cordas em todo o país.
Com coordenação geral do maestro João Carlos Martins, o projeto, iniciado em agosto de 2013, tem como base a metodologia Alla Corda, desenvolvida pelo violinista e educador Ênio Antunes. Trata-se do primeiro método nacional de ensino de instrumentos de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo) voltado à identidade musical brasileira.
Os cursos, livres e não profissionalizantes, serão oferecidos nas seguintes unidades – Grande São Paulo: Diadema e São Caetano do Sul; interior do Estado: Bauru, Botucatu, Indaiatuba, Jacareí, Jaú, Jundiaí, Limeira e São Carlos. Serão cinco turmas por unidade, compostas por 30 alunos cada, que terão aulas de violino, viola, violoncelo e contrabaixo.
Os interessados devem realizar a matrícula de acordo com as seguintes datas: de 3 a 17 de fevereiro, as inscrições são exclusivas para beneficiários da indústria e alunos do SESI-SP; a partir de 18 de fevereiro, as vagas remanescentes serão abertas ao público em geral.
A proposta do método Alla Corda é utilizar cantigas infantis brasileiras para a educação musical com orquestra de cordas. “É com esse interesse de resgate cultural que introduziremos a compreensão dos códigos musicais em cada encontro na formação musical infantil e juvenil, propondo a escuta singela capaz de reencontrar e reinventar nossa infância”, destaca Ênio Antunes.
As inscrições devem ser feitas pessoalmente nas unidades do SESI-SP. É necessário apresentar CPF, RG ou certidão de nascimento. Os menores de 18 anos precisam comparecer acompanhados dos pais ou responsáveis. Informações em Indaiatuba: (19) 3875-9000.

Nenhum comentário: