Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Feverestival acontece de 14 a 28 de fevereiro em Campinas

Depois de dois anos ausente, o Feverestival – Festival Internacional de Teatro de Campinas retorna com mais fôlego e inovação, realizando a sua décima edição. Sem perder o vínculo com o distrito de Barão Geraldo, que deu origem ao evento, a nova edição será descentralizada, com intervenções urbanas e espetáculos em vários pontos de Campinas. De 14 a 28 de fevereiro, o público poderá participar de um vasto leque de atividades. Serão mais de 30 atrações, entre espetáculos e atividades formativas, que irão priorizar o diálogo com o público e o intercâmbio artístico.
O retorno do Feverestival será anunciado por uma "invasão artística" em vários pontos da cidade, como no Festival no Terminal Rodoviário, Aeroporto Viracopos, Terminal Central, Terminal Ouro Verde, Terminal Padre Anchieta e Terminal Barão Geraldo.
Durante a maratona artística, o público irá conferir oficinas nacionais e internacionais, espetáculos de rua, espetáculos infantis, espetáculos Internacionais, espetáculos de renomados grupos da cidade, espetáculos de grupos nacionais convidados, cabaré de variedades e clownferência (grande encontro de palhaços).
A programação de espetáculos da décima edição será divulgada no próximo dia 29 de janeiro às 20h, com uma festa de lançamento com muita música na Casa São Jorge, em Barão.
O Feverestival conta com estas parcerias: Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Campinas, SESC São Paulo, British Council, Périplo Produções, Sindicato dos Químicos de Campinas, CIS Guanabara e Unicamp, além do apoio dos grupos teatrais e artistas de Barão Geraldo e de outras regiões do Brasil e do mundo.

Oficinas
Duas oficinas internacionais, já com inscrições abertas pelo site www.feverestival.com.br, dão o ponta pé inicial às atividades do X Feverestival: Teatro Físico e Visual, com o diretor John Mowat (Inglaterra) e O Corpo, instrumento sensível da palavra, com o griot Toumani Koyuaté (Burkina Faso). O Feverestival ministra ainda o curso Iluminação Cênica – Técnica e Criação, com o especialista Eduardo Albergaria, também com inscrições abertas.

 Teatro Físico e Visual
Os cursos práticos de John Mowat são desenvolvidos para estudar e explorar Teatro e Atuação com foco nos aspectos físicos e visuais do ator e da cena. Oferecem também a oportunidade de olhar para variadas formas de criação, interpretação e adaptação do trabalho teatral.
Com jogos, exercícios e improvisações estimula a criatividade, partindo da análise do movimento para a descoberta do corpo, do espaço que ele ocupa, dos objetos que utiliza e dos sons que produz.
John Mowat nasceu e cresceu em Londres. Sua carreira no teatro começou em 1980, quando atuou em seu primeiro solo e em 1994 tornou-se cofundador da OddBodies Theatre Company, em Londres. Como ator e diretor, viajou por maios de 40 países com seu estilo de comédia altamente visual. Desde 1992 desenvolve uma intensa relação com a Companhia do Chapitô, com a qual concebeu e dirigiu inúmeras peças como Don Quixote, O Grande Criador, A Tempestade, Cão que morre não ladra.

Corpo: instrumento sensível da palavra
No curso O Corpo, instrumento sensível da palavra, ministrado por Toumani Kouyaté, o participante entrará em contato com técnicas simples e precisas que lhe servirão para desenvolver um corpo livre e que se mantém como motor da linguagem e da sensação. A proposta é rever, desenvolver e gerir suas propostas e suas emoções com uma nova relação com o corpo com o objetivo de melhorar o trabalho de controle e concentração mental e emocional para uma maior liberdade e criatividade cênica.
Toumani Kouyaté faz parte de uma linhagem de Djélis – griots da África do oeste. Artista completo, como todos da casta dos djélis, ele canta, dança, toca, conta histórias e é também fotógrafo, professor universitário e organizador de festivais em vários lugares da África, Canadá, Ásia e Europa, entre outros. Vivendo na França, seu trabalho dialoga com o mundo ocidental produzindo uma experiência única de sabedoria e beleza.
Ao longo de sua trajetória artística, recebeu, em 2007, o prêmio Anselme Chiasson (Canadá), como reconhecimento de sua carreira profissional artística; em 2004, o prêmio HIBOU D’OR (Ottawa/Canadá), como melhor contador de histórias da francofonia do ano; foi finalista, em 2002, do grande prêmio de contadores Maison du conte de Chevilly-Larue e recebeu, em 1988, o prêmio de mensageiro da paz da Unesco.

Iluminação Cênica – Técnica e Criação
O curso Iluminação Cênica – Técnica e Criação, por Eduardo Albergaria, visa proporcionar uma compreensão de todo o processo de elaboração e execução da luz de um espetáculo. Em uma primeira etapa, serão abordados os princípios técnicos e equipamentos necessários para a instalação e o correto funcionamento da iluminação cênica. Esta etapa envolve apresentação dos equipamentos – refletores, mesa de luz, dimmer – e explicação de seu funcionamento técnico e formas de uso; explanação das diversas formas de afinação e suas possíveis formas de uso.
Após este primeiro momento mais técnico, serão discutidos os elementos da luz que envolvem um entendimento da cena e seus princípios básicos, tais como contraste, foco, ritmo, transições. A oficina também irá proporcionar exercícios práticos de criação e operação de luz.

Serviço
Oficina – Teatro Físico e Visual
Ministrante – John Mowat (Inglaterra)
De 17 a 21 de fevereiro de 2014
Horários: segunda a sexta, das 9h às 13h
Local: CIS – Guanabara (Rua Mário Siqueira 829 – Botafogo, Campinas)
Inscrições pelo site www.feverestival.com.br

Oficina – O Corpo, instrumento sensível da palavra
Ministrante – Toumani Koyuaté (Burkina Faso)
De 24 a 28 de fevereiro de 2014
Horários:  Segunda a sexta, das 9h às 13h
Local: CIS – Guanabara (Rua Mário Siqueira, 829 – Botafogo, Campinas)
Inscrições pelo site www.feverestival.com.br

Oficina Iluminação Cênica – Técnica e Criação
Ministrante: Eduardo Albergaria
Local: SESC Campinas (Rua Dom José I, 270, Bonfim, Campinas)
Público alvo: atores, dançarinos, diretores, coreógrafos, cenógrafos, fotógrafos, cineastas e técnicos de iluminação.
Vagas: 25
Carga horária: 16h (4 dias – 4 horas por dia)
Inscrições pelo e-mail oficinas@feverestival.com.br.

Nenhum comentário: