Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Calendário escolar 2014 é definido com adequações para Copa do Mundo

Arquivo Eliandro Figueira - SCS/PMI
A Secretaria Municipal de Educação divulgou ontem (dia 13) o calendário escolar do ano letivo de 2014 para a Educação Infantil e Ensino Fundamental com adequações devido a Copa do Mundo da FIFA. A volta às aulas será no dia 4 de fevereiro e as adequações são referentes ao recesso escolar nos dias 12, 17 e 23 de junho, mais a antecipação do recesso de julho, que ficará a partir do dia 1º até dia 13, com volta às aulas no segundo semestre para o dia 15 de julho, após a final da Copa, que será disputada no dia 13.
De acordo com a diretora de área da Educação Básica, Maria Eliane Faccio Valezin, o calendário foi definido após votação da melhor opção entre dois modelos. “No final de 2013 realizamos uma pesquisa junto aos professores, coordenadores e gestores com relação ao Calendário do ano de 2014, em virtude do Brasil sediar a Copa do Mundo. Enviamos dois modelos de calendários diferenciados para que os mesmos pudessem optar ao que melhor atendesse às necessidades da rede”, explica Eliane.
No Modelo I, o período de férias dos professores seria em janeiro do dia 2 a 31; nos dias dos jogos do Brasil haveria recesso escolar e o recesso de julho seria antecipado para início do mês, no período de 1º a 13 de julho para acompanhar a final da Copa do Mundo. O início das aulas seria previsto para o dia 4 de fevereiro.  No Modelo II, o período de férias seria dividido em dois períodos, sendo 15 dias em janeiro e 15 dias em junho; o recesso, antecipado para o início de julho e o início das aulas previsto para o dia 20 de janeiro.
Após pesquisa, dos 1010 professores, coordenadores e gestores que votaram, o Modelo I obteve 781 votos, sendo, portanto o escolhido com 77,32% de aprovação dos profissionais da rede. De acordo com o calendário, que manteve os 200 dias letivos, no dia 3 de fevereiro os professores retornam ao trabalho com o Planejamento e, na terça-feira (4), os alunos retornam à sala de aula.
Em março haverá ponto facultativo no dia 3, seguido do carnaval, no dia 4 e do recesso escolar na quarta-feira de cinzas (dia 5), retornando às aulas no dia 6. Em abril, nos dias 18 e 21, são os feriados de Paixão de Cristo e Tiradentes, respectivamente. No mês de maio, o feriado do dia 1º (Dia do Trabalho) cai na quinta-feira e também não haverá aula.
Em junho, acontecerão os recessos escolares referentes aos jogos da seleção Brasileira na Copa do Mundo, nos dias 12, 17 e 23. No mês seguinte, o recesso será de 1º a 13 de julho. No segundo semestre do ano, apenas no dia 15 de outubro (Dia dos Professores) não haverá aula e no dia 27 do mesmo mês, sendo ponto facultativo do Dia do Funcionário Público. Após essas datas os alunos encerrarão o ano letivo no dia 19 de dezembro.

Nenhum comentário: