Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Quarteto TAU no Teatro do SESI Campinas

Divulgação
Unir viola brasileira a quarteto de violões: tal é o coração do show Cordas Brasileiras, no qual juntam-se as excelências do violeiro Fernando Caselato e do Quarteto TAU. O grupo apresenta-se no Teatro do SESI Amoreiras no dia 22, sexta às 15h. A entrada é gratuita.
A junção de quatro violões com o timbre único da viola permite a realização de um repertório inédito e abrangente, com uma pluralidade de ritmos e sons. O show busca traçar um panorama da música brasileira, trazendo ao público desde obras de Ernesto Nazareth, passando por Garoto, até Paulo Bellinati e Weber Lopes. Além disso, apresenta outros compositores atuais, como os jovens Chico Saraiva e Emiliano Castro.
A viola e o violão, além da origem comum e da sonoridade semelhante, possuem outra importante ligação: estão fortemente vinculados à cultura brasileira. Trazidos pelos portugueses, estes instrumentos espalharam-se por todo o Brasil e aqui criaram raízes, sendo hoje quase impossível imaginar a música deste país sem tais elementos.
O Quarteto TAU, formato por José Henrique de Campos, Breno Chaves, Fabio Bartoloni e Daniel Murray, nasceu com o objetivo de ampliar o repertório de música de câmara para violões, com boa parte de seu trabalho dedicada à pesquisa de novas possibilidades dentro deste campo. Com dez anos de carreira, o conjunto já se apresentou em diversas salas de concerto pelo Brasil e América do Sul, experimentando grande sucesso junto ao público e crítica especializada. O quarteto já realizou estreias mundiais de obras dos brasileiros Giacomo Bartoloni, Carmo Bartoloni, Paulo de Tarso Salles e do argentino Eduardo Escalante, que também dedicou ao grupo seu Concerto para quatro violões e orquestra de câmara.
Violeiro e compositor, Fernando Caselato explora ritmos como toada, rasqueado, chamamé, caterete, batuque, pagode de viola, arrasta-pé, baião, maracatu e choro, típicos brasileiros. Participou do CD Ao Vivo no teatro Alfa em São Paulo, pelo Prêmio Syngenta (2004), do qual foi vencedor na categoria Revelação Nacional da música instrumental de viola; da 8ª Mostra Brasil Instrumental de Tatuí (2008) e dos circuitos Syngenta de viola instrumental 2009 e 2011.
Ficha técnica
Viola: Fernando Caselato
Violões: Breno Chaves, José Henrique Campos, Fábio Bartoloni, Daniel Murray
Produção: Paulo Bellinati

Repertório
Novos Rumos – Fernando Caselato
Guizo - Fernando Caselato
Jongo – Paulo Bellinati
Debussyana - Garoto
Baião de Gude - Paulo Bellinati
Odeon - Ernesto Nazareth
Seresta – Carmo Bartoloni
Chegando em Casa – Emiliano Castro
Estância – Daniel Murray
Melodia para Incertezas – Chico Saraiva
Chão Vermelho (viola solo) - Fernando Caselato
Serelepe - Fernando Caselato
Lá em Olinda – Weber Lopes

Serviço
SESI Música Erudita – Quarteto Tau
Local: Teatro do SESI Campinas (Amoreiras) – Av. das Amoreiras 450, Parque Itália
Data e horário: Dia 22, sexta às 15h
Duração: 60 min
Capacidade: 366 lugares e 8 para cadeirantes
Classificação indicativa: livre
Gênero: música instrumental brasileira
Informações: (19) 3772-4100.

Nenhum comentário: