Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Ônibus recebem bordados gigantes em obra da Bienal de Curitiba

Rodrigo Cardoso
Os ônibus de Curitiba se transformaram em verdadeiras obras de arte. Isso porque Regina Silveira, uma das artistas da Bienal Internacional de Curitiba 2013, revestiu alguns veículos do transporte público com bordados gigantes. O projeto Casulos, em circulação pelo trânsito da cidade, interage com pedestres, ciclistas e motoristas, levando arte literalmente para as ruas.
A intervenção pretende modificar temporariamente os modos de perceber e experimentar os veículos que são de uso comum da população. “Como uma empresa que acredita e investe na cultura como instrumento de desenvolvimento e transformação das pessoas, é um orgulho vermos os ônibus da marca inspirando e disseminando arte à população”, afirma a responsável por projetos institucionais da Volvo, Anaelse Oliveira. 
A obra está circulando em ônibus biarticulados da linha Santa Cândida-Capão Raso, Circular Centro e na Estação Tubo Museu Oscar Niemeyer. Na proposta, a artista retoma um de seus temas recorrentes, o do bordado, meio de expressão habitualmente considerado “feminino” e que a artista, num movimento contrário à tendência politicamente correta, reivindica exatamente como “arte de mulher”. Inclui, no entanto, novos aspectos. À primeira vista, a obra causa uma sensação de surpresa, inserindo algo visualmente delicado em grandes veículos da paisagem urbana.
Regina Silveira já realizou obras nas ruas de Madrid (Espanha), Taipei (Taiwan) e Montreal (Canadá) entre outras cidades do mundo. Suas exposições já passaram pelo Guggenheim Museum (Nova York, Estados Unidos), Bienal de São Paulo, Centro Cultural Recoleta (Buenos Aires, Argentina), Ottawa Art Gallery (Canadá), Triennale-Índia, Fundación Juan Miró (Barcelona, Espanha) e Bienal de Tóquio (Japão).

Nenhum comentário: