Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Projeto proíbe utilização de animais em experimentos que possam causar sofrimento

Divulgação
O deputado Rogério Nogueira protocolou, no Plenário da Assembleia Legislativa, projeto que visa proibir a utilização de animais em pesquisas científicas que lhes possam causar sofrimento físico ou psicológico. A proposta, que recebeu o número 780, de 2013, prevê em seu artigo 2º que o infrator estará disposto às penalidades administrativas de advertência; multas progressivas de R$5 mil a R$50 mil; interdição temporária; suspensão de financiamentos oriundos de fontes oficiais de crédito e fomento científico e até mesmo a interdição definitiva.
Nogueira estabeleceu também que os experimentos que não causem danos físicos ou psicológicos deverão ser gravados em áudio e vídeo para a ilustração de práticas futuras, a fim de evitar a repetição desses procedimentos em animais.
O deputado ponderou que a Constituição Federal já veda essas práticas e que “encontramos diversos outros dispositivos no nosso sistema jurídico nesse sentido”. “No entanto,” prosseguiu Nogueira em sua explicação, “eles não são suficientes para coibir esses atos nefandos”.
"O uso de cães e outros animais em pesquisas é regulamentado por normas nacionais e internacionais; no entanto, muitas vezes essas diretrizes não são observadas. Busquei, com o meu projeto, criar mais um instrumento para impedir a ocorrência dessa prática hedionda, estreitando ainda mais o cerco, no âmbito do Estado de São Paulo, contra atos de crueldade para com os animais”, concluiu Rogério Nogueira. 

Nenhum comentário: