Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Projeto ‘Cidade Limpa É Cidade Saudável’ escolhido para a 13ª Expoepi

O projeto Cidade Limpa É Cidade Saudável, da Secretaria Municipal de Saúde, foi selecionado para representar Indaiatuba na 13ª Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças. O evento acontece de 15 a 18 de outubro, em Brasília. Foram enviados trabalhos de todo o País para apresentação sob o formato de pôster não competitivo.
O evento, promovido pela Secretaria Nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, foi criado em 2001 e tem como principal objetivo difundir os serviços de saúde do SUS que se destacaram pelos resultados alcançados em atividades relevantes para a saúde pública, por meio de sua mostra competitiva (Artigo 2º da Portaria nº 21, de 18 de maio de 2006). Na Expoepi são promovidos ainda, por meio de painéis e mesas redondas, debates de cunho técnico-científicos relevantes para o aprimoramento das ações de vigilância em saúde. Na edição de 2013, as experiências e trabalhos técnico-científicos serão premiados nas diferentes áreas constitutivas da vigilância em saúde. Serão contempladas três modalidades de participação:

Modalidade I, para premiação das experiências bem-sucedidas realizadas pelos serviços de saúde do SUS que contribuíram para o aprimoramento das ações de vigilância em saúde:
1. Vigilância em saúde ambiental e em saúde do trabalhador
2. Integração da vigilância em saúde com os serviços da atenção básica à saúde
3. Integração da vigilância em saúde com os serviços hospitalares e laboratórios de Saúde Pública
4. DST/HIV/AIDS e hepatites virais
5. Dengue
6. Melhoria da qualidade da informação em saúde
7. Promoção da saúde e as doenças crônicas não transmissíveis
8. Promoção da saúde e os agravos de interesse de Saúde Pública
9. Hanseníase, leishmanioses, e outras doenças transmissíveis relacionadas à pobreza
10. Malária e outras doenças transmissíveis de importância para a Região Amazônica
11. Doenças imunopreveníveis
12. Tuberculose
13. Investigações de surtos conduzidas pelas esferas estadual e municipal do SUS – Prêmio Carlos Chagas

Modalidade II, direcionada à premiação dos profissionais da saúde que atuam no SUS e desenvolveram trabalhos técnico-científicos em nível de pós-graduação que contribuíram para o aprimoramento das ações de vigilância em saúde, prevenção e controle de doenças e agravos de interesse da Saúde Pública e

Modalidade III, para ações desenvolvidas por movimento social que contribuíram para o aprimoramento da vigilância em saúde em relação a doenças específicas.

Nenhum comentário: