| Divulgação |
A Secretaria Municipal de
Cultura está com inscrições abertas para duas oficinas gratuitas que compõem a
programação do Outubro Literário. A Oficina de Escrita Criativa, ministrada
pelo Prof. Dr. Celso Falaschi e pela Profª Mônica Kimura, acontecerá nos dias 9,
16, 23 e 30 de outubro, sempre das 19h às 22h, no Centro Cultural Wanderley
Peres, com 25 vagas. No mesmo local, nos dias 19 (14h às 18h) e 20 (09h às
13h), será a vez da Oficina de Poética
Musical, com o compositor Magno Mello (foto), com 20 vagas. As inscrições
devem ser realizadas na sede da Secretaria, na Praça Dom Pedro II s/nº – Centro
e é necessário preencher ficha de inscrição, apresentar comprovante de endereço
(necessário ser residente em Indaiatuba) e doar um livro de literatura novo ou
usado. Informações: (19) 3825-2056.
Oficina de Escrita Criativa – Programa
1) Desenvolvendo o lado direito do cérebro – a) Teoria dos Hemisférios cerebrais; b)
Técnica dos 5 desenhos. 2) Escrita
Criativa – a) Aquecimento; b) Desbloqueio da escrita. 3) A Escrita Criativa no
âmbito da Literatura – a) Relaxamento; b) Proposta de textos; c) Início da
prática; d) Tomada de consciência. 4) Exercício completo de Escrita Criativa –
a) O ponto (de partida); b) O conto (contação de histórias, história oral); c)
A história de vida – autobiografias.
Materiais necessários (por
conta de cada participante): 20 folhas de papel sulfite A-4 e lápis ou
lapiseira sem borracha. Público alvo: estudantes de todos os níveis (a partir
do Ensino Fundamental II), professores, profissionais de todas as áreas interessados
em aprimorar sua escrita.
Produto da oficina: será
produzido o livro Gente das terras dos
Indaiás – Histórias dos Indaiatubanos, com as histórias de vida dos
participantes, a ser editorado pela equipe de oficineiros, com os textos e
desenhos dos participantes (em preto e branco).
Oficina de Poética Musical
Desenvolvido pelo compositor
e pesquisador Magno Mello, Poética
Musical é o primeiro estudo completo e sistematizado no Brasil sobre os
elementos e ferramentas que compõem uma letra de música. Inovador, foi
contemplado pelo Ministério da Cultura com o Prêmio Interações Estéticas 2010.
É resultado da análise de mais de duas mil letras de canções brasileiras e tem
oito anos de existência, sendo três de pesquisa anterior e cinco de mercado, em
formato de workshop. Segundo Mello, a oficina de Poética Musical é
um convite ao mergulho profundo e surpreendente no universo das letras de
música brasileira. É transmitido por
meio de apostila detalhada, além de áudios e vídeos. Ao mesmo tempo em que
apreende detalhes técnicos, o participante desvenda um mundo sensível em suas
dimensões semânticas, léxicas, sonoras, rítmicas, sociais e históricas. É
indicado a compositores, poetas, cantores, escritores, músicos e qualquer
pessoa que se interesse pela canção brasileira e ou novos universos de
conhecimento, além de professores e estudantes (Música, Letras, Artes,
Comunicação, História).
Programa
Conceitos de criatividade - Rogers, Torrance, Koestler, Hadamard,
Barron, Linger; Temáticas -
originalidade, legitimidade, possibilidades de desdobramento, comunicabilidade,
causadores de interesse; Ângulos de
abordagem - modos de olhar para um mesmo objeto, reorganização gramatical,
reorganização semântica e relações; Naturalidade
e sonoridade das palavras - cacófatos, semicacófatos, negativas, sílabas
colididas, repetição de palavras, ressignificações sonoras, Motz el Son, ritmo;
Métrica - variação métrica, mapa
métrico, reescrevendo sobre métricas existentes, semântica métrica; Rima - não obrigatoriedade da rima,
rimas óbvias, rimas por aproximação sonora, rimas em línguas diferentes entre
si, rimas em junções ou separações de palavras, rimas por acentuação; Coerência – 1) Coerência Léxica: ao
longo de todo o texto, com relação à imagem sonora e ou semântica e universos
léxicos; 2) Coerência Semântica: argumentação, romantização, absolutismos,
ideologismos, inverdades, ângulos recorrentes; 3) Coerência de Continuidade:
continuidade em prosa, continuidade em poesia, continuidade em letras de
música, textos lineares e não lineares e não-lineares; Clareza Textual - proposições lúdicas, cumplicidade com o ouvinte,
leitura subjetiva, gírias, significados herméticos, indicações semânticas; Estruturas Externas - intro, estrofe,
ponte, especiais, refrão, refrain, coda; Estruturas
Internas - ideia central, mote único, colagem de frases, colagem de
palavras, jogos de meias palavras, histórias, biografias; Tipos de Linguagem - direta, metafórica, analógica, alegórica ou
desconstrutiva, subjetiva; Narrativa
- reflexiva ou silógica, imagística, cênica, relacional, psicológica ou
psíquica; Desdobramento de ideias -
abstrato, concreto, pontes silógicas, pontes semânticas, pontes léxicas,
amarração lógica, afastamento, distâncias irreconciliáveis; Signos invisíveis - psíquicos,
sensíveis, pertencimento, associações, autorreferência, ideologia, outras
referências; Estruturação de texto:
distribuição de ideias , abertura direta e indireta, conexão, momentos
cruciais,tensão e relaxamento, fechamento, sintetização, acabamento; Refrão - pontos de impacto, paralelismo,
palavra e onomatopeia, coloquial, onomatopaico, refrain, refrains de passagem,
alegórico, pergunta e resposta, retração, tirado do próprio texto, mais de um
refrão, impacto em uma palavra; Título
- contido no texto, parcialmente contido no texto, que não aparece no texto; Análise Textual – mapa de análise,
letras apresentadas pelo ministrante, letras apresentadas pelo participante; Considerações Finais: a lacuna no
conhecimento, conceito, subjetividade, mergulho e afastamento, assinatura e
renovação da assinatura, criação e autoconhecimento.
Magno Mello é compositor
e letrista há 28 anos. Possui mais de 90 músicas gravadas por artistas como
Pedro Morais (MG), Izzy Gordon (SP), Marina Machado (MG), Vanessa Longoni (RJ),
Kadu Vianna (MG), Gláucia Nasser (SP), Bia Marchese (SP), Thaís Uessugui (BSB),
Maria Butcher (SP), Danni Calixto (RS), Raquel Coutinho (MG), Graça Cunha (SP)
e Lúdica Música (MG), entre outros, além de canções interpretadas e gravadas ao
vivo em solos e duetos por Milton Nascimento, Rita Ribeiro, Marisa Rotenberg,
Leila Pinheiro, Adriana Defentti, Thiago Rinaldi e Paulinho Moska. Possui três
discos gravados: O Novo Elemento –
2003 (banda Terceiro Ato), Não ao Tempo
– 2010 (interpretação própria) e Alegoria
– 2013 (interpretado pela cantora paulistana Bia Marchese). Cursou o programa
Super Master Class, pelo Centro Musical Voice – SP – Teoria, Harmonia,
Composição e Arranjo e participou de cursos de extensão em Composição e
Arranjo, Improvisação e Teoria Musical pela UFMG. Foi por dois anos diretor de
redação, crítico musical e entrevistador da revista cultural Boca a Boca, em Belo Horizonte, onde
realizou 48 entrevistas com expoentes da cultura nacional. Idealizou e dirigiu
o Centro Cultural de Caxambu – MG, levando à cidade artistas como Lenine, Grupo
Hombu, Dudu Falcão, Bráulio Tavares, Cláudio Nucci e muitos outros, promovendo
também palestras e cursos gratuitos de fotografia, teatro, dança, pintura, além
de festivais de poesia e esquetes teatrais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário