Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Curso de Psicologia do Ceunsp promove sua 1ª Semana de Estudos

Entre os dias 30 de outubro e 1­º de novembro, o curso de Psicologia do Ceunsp promove sua 1ª Semana de Estudos, que acontece no Auditório Imaculada Conceição, no campus II, em Itu. A primeira atividade será na quarta-feira, às 10h, com a palestra Bioética e Humanização, com o padre Christian de Paul de Barchifontaine, reitor da Universidade São Camilo.
A abertura oficial será feita às 19h30 pela coordenadora Ana Maria Bearzotti de Souza, seguida da palestra Entendendo a diversidade sexual, com Bárbara Dalcanale Menêses, psicóloga, psicodramatista e especialista em Sexualidade Humana.
Na quinta-feira, a partir das 7h30, acontece uma mesa-redonda com o tema Envelhecimento, subjetividade e cuidados, que terá também a participação de alunos de Educação Física. O debate será fomentado pelas presenças do professor José Correia França, coordenador do curso de Educação Física, que falará sobre Envelhecimento, corporeidade e cuidado: a fenomenologia como paradigma de compreensão do sujeito idoso na contemporaneidade, da psicóloga Cláudia Maria Marques de Oliveira e da assistente social Luciana Maria Francischinelli Avila, que abordam O trabalho do Serviço Social e da Psicologia com idosos semidependentes: A experiência do Centro de Convivência Dia em Itu.
À noite, a partir das 19h30, o debate será sobre Os desafios da prática Clínica em diferentes abordagens teóricas. Estarão presentes a doutora em Psicologia Clínica Claudia Kami Bastos Oshiro Clemente, abordando Desafios clínicos: o estabelecimento da relação terapêutica; o doutor em Educação Mauro Martins Amatuzzi, que falará sobre como Centrar a compreensão na experiência profunda e a psicóloga clínica Lane Maria Raia, que indaga A Psicanálise está viva?.
Na manhã do dia 1º, a partir das 7h30, haverá a palestra Intervenções Psicológicas em Instituições de Saúde com Ênfase em Saúde Pública, proferida pela doutora em Ciências Aplicadas à PediatriaValéria Cristina Antunes Lisboa. Já às 19h30, no Salão de Festas do campus I, acontece um sociodrama com a psicóloga e doutora em Educação Liliana Aparecida de Lima. Em seguida, no mesmo local, haverá o encerramento da semana com atividades promovidas pelos alunos.
Para a coordenadora do curso, a semana foi idealizada para promover um grande aprofundamento dos estudos. “Buscamos realizar debates com temas atuais e pertinentes, tendo a presença de importantes profissionais, para instigar e provocar reflexões que serão muito proveitosas para a formação dos nossos alunos”, aponta a professora Ana Maria.

Nenhum comentário: