Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Ateliê do Café incorpora a Daterra e reforça relação entre bebida e a arte

Criado em 2006 para transformar cafés especiais produzidos pela Fazenda Daterra em blends destinados ao então incipiente mercado brasileiro de apreciadores da bebida gourmet, a torrefadora Ateliê do Café, com sede em Valinhos, passou a adotar uma nova marca a partir de ontem, dia 2 de outubro: Ateliê do Café Daterra. A mudança faz parte do plano estratégico da empresa, de associar os dois importantes nomes, pertencentes ao Grupo DPaschoal  e solidificar sua posição de única companhia nacional a atuar em toda a cadeia produtiva de cafés especiais sustentáveis – foi a primeira fazenda brasileira a receber a certificação Rainforest Alliance. Além do lançamento da nova marca no mercado interno, o Ateliê do Café Daterra apresenta um novo produto: o Daterra Late Haverst.
Atuando no seletivo nicho de mercado formado por consumidores que buscam produtos diferenciados e de qualidade, o Ateliê do Café Daterra é a única torrefação que oferece torras programadas verificadas pelo Sistema Roastex, que faz a leitura ótica dos grãos pós-torra, garantindo aos clientes cafés mais frescos e com aromas e sabores muito mais intensos. Graças a esse compromisso, a empresa tem registrado ao longo dos últimos três anos um crescimento anual de 20% (a expectativa é de que o volume de negócios continue aumentando nesse mesmo patamar em 2014). As vendas, feitas exclusivamente pela Internet (www.ateliedocafe.com.br) e telefone (19 – 3829-6800) atendem a todo o Brasil. Além disso, o consumidor tem a oportunidade de encontrar os blends Ateliê do Café Daterra em hotéis e cafeterias de várias cidades do País que trabalham com produtos diferenciados e públicos exigentes por qualidade e sabor.
O excelente desempenho do Ateliê do Café Daterra é justificado pelo extremo cuidado com que o café é plantado colhido, torrado e posteriormente enviado ao consumidor, dando ao processo uma dimensão de arte, aspecto que está muito bem representado na nova logomarca concebida pelo Estúdio Azul. Nela, a relação entre arte e café se expressa a partir da proposta de ambos, que é despertar emoções e estimular os sentidos, de forma a atribuir um significado único a cada produção. Não por acaso, o espaço onde o artista cria recebe o nome de ateliê. “No Ateliê do Café Daterra, a arte é produzida de forma singular e concretiza-se numa bebida exclusiva, capaz de provocar sensações surpreendentes”, afirma Isabela Pascoal Becker, responsável pelo Ateliê do Café Daterra.
A nova logomarca foi inspirada na obra de Piet Mondrian, pintor holandês relacionado à arte abstrata e líder do movimento artístico chamado de Neoplasticismo, em que eram utilizados os elementos mais puros, buscando evidenciar suas características únicas. Tais características do trabalho de Mondrian se assemelham muito com a arte feita no Ateliê do Café Daterra. Cada blend é desenhado para alcançar a melhor forma de torra, moagem e método de preparo e assim, propiciar os sabores mais ricos e intensos de cada grão.
As cores utilizadas na nova marca representam os estágios de maturação do café, do fruto verde até a torra. As linhas paralelas de Mondrian receberam curvas, para acrescentar movimento e para dar um toque brasileiro ao logo, visto que foram inspiradas nas concepções de Oscar Niemeyer, considerado um dos maiores responsáveis pelo desenvolvimento da arquitetura moderna. A palavra Daterra, acrescida ao nome da marca, reforça a origem e a qualidade do grão.
Para comemorar a nova marca, o Ateliê do Café Daterra também está lançando um novo blend no mercado de cafés gourmets: o Daterra Late Haverst, em embalagens de 250 gramas (R$13,95) e 500 gramas (R$27,90). Os grãos recebem uma atenção especial ainda na planta. As cerejas secam na árvore antes de serem criteriosamente colhidas. Depois, os grãos são secos no terreiro e em secadores, ainda dentro de suas cascas. O resultado de tamanho cuidado é uma bebida que apresenta doçura pronunciada, sabor intenso, corpo elegante e acidez suave, porém intrigante. 

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