A Congesa
se prepara para receber ainda esse ano as certificações do PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat)
e da NBR ISO 9001. A iniciativa
reforça o compromisso da empresa na busca pela melhoria contínua e é um
diferencial competitivo no segmento, aumentando ainda mais a confiabilidade na
marca Congesa.
A diferença entre os dois programas é que o Sistema
de Gestão da Qualidade ISO é uma norma internacional aplicável a todo tipo de
empresa, e o PBQP-H é um sistema da qualidade constituído com base na norma ISO
9001 e aplicável somente a empresas da construção civil.
O processo de certificação, que envolve todos os
departamentos e colaboradores da Congesa, já contou com uma auditoria interna
realizada no início de setembro. Essa etapa é uma simulação que tem como
objetivo avaliar tudo que o auditor externo irá verificar durante a auditoria
marcada para o final de outubro. "Treinamos
12 colaboradores que, em duplas, avaliaram cada departamento, verificando os
pontos que ainda poderiam ser ajustados", explica a engenheira Mariana
Doná Rodrigues Silva, responsável pelo controle de Qualidade da Congesa. O
grande desafio para implantar programas de qualidade, segundo ela, é a
adequação de toda a equipe a um novo processo de trabalho. “Ao instituir uma cultura de
qualidade na empresa, os colaboradores precisam estar comprometidos com a
melhoria dos processos produtivos e com a qualidade do produto final".
De acordo com a diretora da Congesa, Adriana
Mazzoni, as certificações irão aumentar a competitividade da empresa no mercado
por meio da redução de desperdícios, melhor formação dos profissionais,
melhoria em projetos e acesso a materiais e componentes de melhor qualidade. "Estamos sempre em busca de
diferenciais que agreguem valor à nossa marca e aos nossos produtos. Estamos
certos de que PBQP-H e a ISO 9001 representam um grande passo no crescimento da
Congesa", conclui Adriana.

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