Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Sinfônica de Campinas faz concertos gratuitos em Campinas e Campos do Jordão

Divulgação
A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas faz dois concertos gratuitos neste final de semana. Na sexta-feira, 30 de agosto, vai à Câmara Municipal de Campinas para apresentar, a partir das 20h, peças de Carlos Gomes, Alexandre Levy e Igor Stravinsky. No dia seguinte, no mesmo horário, estará presente no Auditório Cláudio Santoro, em Campos do Jordão, para exibição especial de inverno ao lado do pianista Alessandro Santoro, filho do maestro que dá nome ao local.
O programa é o mesmo da noite anterior, mas com adição da obra o Concerto nº3 para piano e orquestra, de autoria do homenageado da noite. “Papai nos deixou um enorme acervo ligado à música clássica erudita. Como músico e filho, é um grande privilégio tocar mais uma vez a obra dele, especialmente no espaço que leva o seu nome”, celebrou Santoro.
O espetáculo marca o lançamento da Série Claudio Santoro que, anualmente, realizará apresentações em homenagem à vida e obra do maestro. Compositor e multiinstrumentista, é considerado um dos maiores nomes da música clássica brasileira, com reconhecimento internacional. O concerto será o primeiro de uma nova programação que está sendo elaborada para o Auditório, sob a gestão do governo do Estado de São Paulo.

Peças 
Após o sucesso da ópera Il Guarany, no Teatro alla Scala de Milão em 1870, Carlos Gomes decidiu que não gostaria de ser admirado apenas pelo seu exotismo. Assim sendo, em sua segunda ópera na Itália, Fosca (1873), trabalha com um enredo ao gosto italiano, que se passa na região de Veneza, onde piratas, liderados pelo irmão de Fosca, sequestram o nobre Paolo. Fosca se apaixona por ele e o drama se desenvolve até a protagonista perder a razão.
Já Alexandre Levy teve uma relação especial com Campinas: era filho de Henrique Luiz Levy, clarinetista amador e vendedor de joias que passou um bom tempo hospedado na casa de Carlos Gomes. Foi ele quem incentivou Carlos Gomes a tentar a sorte no Rio de Janeiro. Alexandre começou sua carreira de pianista aos oito anos e foi apontado por um crítico como “Mozart redivivo”. Ainda jovem, começou a compor e entre 1880 e 1882 conseguiu editar algumas obras para piano na Europa. É desta época a Fantasia para dois pianos baseada em temas da ópera Il Guarany, de Carlos Gomes. 
O balé O Pássaro de fogo – Suíte 1919 estreou na Ópera de Paris em 1910 e foi o primeiro dos três que Stravinsky escreveu para os “Balés Russos” dirigidos pelo empresário Serguei Diaghlev. Esta companhia, sediada na capital francesa no período anterior à Primeira Guerra Mundial, revolucionou o conceito de dança e tinha entre suas estrelas o lendário Vaslav Nijinski. O enredo é baseado em um antigo conto de fadas russo sobre forças humanas (representadas pelo Príncipe Ivan e diversas princesas) e sobrenaturais (o Pássaro de Fogo e o demônio Kashchei, descrito como um ogro esverdeado).

Alessandro Santoro
Nascido no Rio de Janeiro, estudou no Conservatório Tchaikovsky de Moscou, onde ele recebeu o título de Master of Fine Arts em 1991. Em 1992, após turnê pela então União Soviética, gravou o Concerto para piano e orquestra nº1 de Claudio Santoro, com a Orquestra Filarmônica de Samara, Rússia.  
Terminou, no ano 2000, seu mestrado em cravo. É regularmente convidado como professor de cravo e baixo contínuo no Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora, assim como no Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília. Foi professor das duas edições da Semana de Musica Antiga da UFMG. Gravou 11 CDs e um DVD com a Orquestra Barroca do Festival de Juiz de Fora. É responsável pelo acervo e edição das composições de Claudio Santoro assim como a manutenção e atualização do site www.claudiosantoro.art.br, que hospeda informações sobre a vida e a obra do compositor. Atualmente é professor de cravo e baixo contínuo na Emesp em São Paulo.

Serviço
Concerto da OSMC na Câmara Municipal de Campinas
Data: 30 de agosto, sexta-feira
Horário: 20h
Gênero: Música Clássica Erudita
Indicação etária: Livre
Local: Plenário da Câmara Municipal de Campinas
Endereço: Avenida Engenheiro Roberto Mange 66, bairro Ponte Preta
Ingresso: Gratuito
Informações: (19) 3705-8047

Programa:
Carlos Gomes: Abertura Ópera 'Fosca'
Alexandre Levy: Suíte Brasileira
Igor Stravinsky: O Pássaro de Fogo
  
Serviço
Lançamento da Série “Claudio Santoro” com a Sinfônica de Campinas
Data: 31 de agosto, sábado
Horário: 20h
Gênero: Música Clássica Erudita
Indicação etária: Livre
Local: Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro
Endereço: Avenida Dr. Luís Arrobas Martins 1880, Alto da Boa Vista, Campos do Jordão, SP
Ingresso: Gratuito
Informações: (12) 3662-6000

Programa: 
Carlos Gomes: Abertura Ópera 'Fosca'
Cláudio Santoro: Concerto N° 3 para piano e orquestra (com Alessandro Santoro, Piano)
Alexandre Levy: Suíte Brasileira
Igor Stravinsky: O Pássaro de Fogo.

Nenhum comentário: