![]() |
Os jurados.
|
Esta é a segunda etapa do projeto
Indaiatuba Sustentável, que visa promover a cultura como instrumento de
educação para a sustentabilidade no município. O projeto é idealizado pela
empresa de gestão cultural Communitas e Sýn Criativa e co-realizado pela
Prefeitura Municipal de Indaiatuba, através da Secretaria de Educação, com patrocínio
da Mann+Hummel Brasil e apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da
Cultura, Programa de Ação Cultural 2013 (ProAC).
Como complemento do projeto, a
população poderá participar de oficinas, destinadas a educandos e educadores
mais caminhadas fotográficas abertas ao público. As oficinas de fotografia
terão 20 vagas abertas ao público e serão realizadas em cinco escolas públicas
municipais. Os temas abordados serão Sustentabilidade
e cidades: fotografia como promotora de novas percepções; O que é e quais as funções da fotografia;
A relação entre arte, fotografia e cidade
e Técnicas básicas da fotografia digital.
As escolas participantes são Profª Áurea Moreira da Costa; Prof. Antônio Luiz
Balaminutti; Profª Elizabeth de Lourdes Cardeal Sigrist e Profª Yolanda
Steffen. Para participação nas oficinas, os interessados deverão efetuar
inscrição online no website do projeto (acompanhe abaixo os dias e horários em cada
unidade escolar).
As caminhadas para participação da
população acontecerão em duas datas: a primeira será no sábado, dia 24 de
agosto, no Parque Ecológico com saída às 10h e às 15h na Concha Acústica; a
segunda será no domingo, dia 25, no Bosque do Saber, com saída às 11h e às 15h
do auditório, está caminhada acontecerá dentro do 28º Domingo Ecológico. Para
participação nas caminhadas fotográficas, não há necessidade de inscrição. A
organização do projeto orienta para que todos os participantes das caminhadas
fotográficas levem suas respectivas câmeras.
Oficinas
de Fotografia
Dia 8 às 18h – EMEB “Vicente Bernardinetti” –
Avenida Almirante Tamandaré s/nº, Cidade Nova
Dia 13 às 19h – Sala Takashi Ciaei – Av. Fábio
Roberto Barnabé 3665, Jardim Regina
Dia 14 às 18h – EMEB “Profª Áurea Moreira da
Costa” – Rua 5 de Julho 1555 Vila Teller
Dia 15 às 12h30 – EMEB “Prof. Luiz Balaminuti” –
Rua Riccieri Delboni 310, Parque Residencial Indaiá
Dia 20 às 12h – EMEB “Prof. Elizabeth de Lourdes
Cardeal Sigrist” – Rua Irineu Rocha Ribeiro 95, Jardim Morada do Sol
Dia 22 às 10h – EMEB “Prof. Yolanda Steffen” –
Rua Alzira Barnabé 118, Jardim Tropical.
O
concurso
A participação no concurso será
aberta a toda população entre 24 de agosto e 30 de setembro, a partir da
inscrição online pelo site www.indaiatubasustentavel.com.br
e página do Facebook. Cada
participante poderá inscrever somente uma fotografia entre as categorias,
organizadas por idade, sendo: Categoria I - 6 a 10 anos; Categoria II - 11 a 14
anos; Categoria III - 15 a 18 anos; Categoria IV - 19 a 50 anos e Categoria V -
acima de 50 anos.
Para seleção das melhores fotos, foi
formado um júri oficial, composto por representante da Mann+Hummel Brasil; da
Secretaria de Educação; Antonio da Cunha
Penna (fotógrafo e escritor), Eliandro Figueira (fotógrafo da Prefeitura de
Indaiatuba), Cássio Sampaio (idealizador do Indaiatuba em Foto) e equipe do
projeto; além do júri popular com votação pública, no período de 1 a 15 de
outubro, pelo site oficial do projeto
e página do Facebook.
O júri oficial será responsável por
selecionar as 10 melhores fotos de cada categoria, sendo que o primeiro lugar
de cada categoria receberá um tablet
e o segundo lugar, uma câmera fotográfica digital. O júri popular será
responsável por selecionar uma foto entre todas as categorias, que também
ganhará um tablet, independentemente
de já ter sido escolhida pelo júri oficial.
O resultado e premiação das
fotografias ocorrerão na Feira Literária de Indaiatuba, promovida pela
Secretaria de Educação no dia 26 de outubro. No evento, serão expostas as 10
melhores fotos de cada categoria mais a foto vencedora do Júri Popular. Haverá
também a publicação de um catálogo de bolso, além das fotos premiadas serem
transformadas em cartões postais.
Regulamento
do concurso
1. O
que é
O Concurso de Fotografia Olhares da Cidade – Indaiatuba
Sustentável é um evento aberto ao público em geral que visa despertar na
comunidade local diferentes percepções e significados sobre a relação entre
espaço urbano e qualidade de vida; valorizar a produção artística e a
diversidade sociocultural e mobilizar os cidadãos para outras formas de ver,
sentir e habitar o território em que vivem.
2.
participação
O Concurso de Fotografia Olhares da Cidade
- Indaiatuba Sustentável é aberto a todos os fotógrafos, amadores e
profissionais, crianças e adolescentes, jovens, adultos e idosos, moradores do
município de Indaiatuba.
A inscrição é gratuita e deverá ser
feita pelo site www.indaiatubasustentavel.com.br
e/ou página do Facebook. Os menores
de 18 anos poderão participar, se autorizados por seus pais ou responsáveis.
Não serão aceitas outras formas e meios de inscrição.
3.
Das inscrições
Cada participante poderá inscrever
somente 1 (uma) fotografia entre as categorias, organizadas por idade, conforme
descrição abaixo:
Categoria I: 6 a 10 anos;
Categoria II: 11 a 14 anos;
Categoria III: 15 a 18 anos;
Categoria IV: 19 a 50 anos;
Categoria V: acima de 50 anos.
A fotografia inscrita no concurso
deverá ser acompanhada das informações sobre o autor da obra ou do responsável
(para os participantes menores de 18 anos), a serem preenchidas em formulário
de cadastro nos meios eletrônicos disponíveis.
A foto deverá ser enviada (upload) pelo site www.indaiatubasustentavel.com.br e/ou página do Facebook Indaiatuba Sustentável, a
partir do sistema eletrônico de inscrição e deve estar em formato digital nas
extensões JPG ou TIF, com resolução mínima de 4 Megapixels e com tamanho máximo
de 2 MB.
Os realizadores reservam-se ao
direito de reproduzir as fotografias inscritas em formatos que considerem
oportunos para quaisquer meios ou veículos de comunicação de interesse para
divulgação do Concurso de Fotografia Olhares da Cidade – Indaiatuba
Sustentável.
O site oficial e página do Facebook
servirão como plataforma para pesquisa, visualização e votação pelo Júri
Popular, que elegerá uma foto entre todas as categorias do concurso.
4.
Tema
O tema da edição 2013 é Olhares da Cidade, sendo da iniciativa
do concorrente a livre escolha de conteúdo sobre a obra fotográfica inscrita –
ressalta-se que a mesma só será admitida pela organização para participação
desde que seus motivos estejam em conformidade com o tema do concurso. Para
isso, as obras fotográficas podem apresentar conteúdos diversos do território
urbano, como arquitetura, patrimônio público, histórico e cultural; paisagismo,
meio ambiente; a arte de rua, eventos festivos; pessoas, atividades de lazer ou
qualquer outro aspecto do cotidiano da cidade que caracterize o tema.
Obs.: todas as obras serão avaliadas
pela equipe de organização do projeto a fim de evitar a publicação indevida de
imagens que sejam ofensivas e inapropriadas dentro do contexto do concurso.
5.
Votação e premiação
Todas as fotos enviadas pelos
participantes entre 24 de agosto e 30 de setembro de 2013, com exceção daquelas
com baixo padrão de qualidade ou que saiam do tema proposto pelo concurso, irão
para Júri Popular no site www.indaiatubasustentavel.com.br
e/ou página do Facebook, entre 1 e 15
de outubro de 2013.
Cada voto popular terá direito a
eleger somente 1 (uma) foto entre todas as categorias. No final do prazo de
votação, a foto que obtiver o maior número de votos será a vencedora do Júri
Popular, sendo o autor da obra premiado com 1 tablet, independentemente, se já tenha sido escolhida pelo júri
oficial.
Paralelamente, ocorrerá o julgamento
dos vencedores de cada categoria pelo Júri Oficial, a ser composto por
representante da empresa patrocinadora; da Secretaria de Educação; fotógrafos
convidados e realizadores, cabendo a esta equipe receber e avaliar todos os
materiais durante o período válido do concurso.
O Júri Oficial do concurso
selecionará o primeiro e segundo colocados de cada categoria. Os primeiros
lugares de cada uma das 5 (cinco) categorias receberão um tablet e os segundos lugares câmeras fotográficas.
Os critérios de avaliação do Júri
Oficial serão criatividade, originalidade, estética, qualidade fotográfica
(técnica), qualidade informativa e adequação ao tema do concurso.
As 10 melhores fotos selecionadas
pelo Júri Oficial de cada categoria mais a foto vencedora do Júri Popular serão
publicadas em Catálogo de Bolso. As 10 fotos premiadas, ou seja, primeiro e
segundo lugares de cada categoria, mais a vencedora do Júri Popular, serão
transformadas em 11 cartões postais.
As decisões do Júri, tanto Oficial
como Popular quanto à classificação dos trabalhos, relativas à admissibilidade,
rejeição e classificação dos mesmos, são irrecorríveis.
6.
Disposições finais
Todos os trabalhos do concurso farão
parte do acervo do Concurso de Fotografia Olhares da Cidade – Indaiatuba
Sustentável, podendo publicitar e/ou publicar, em jornais, em revistas, livros
ou outro tipo de suporte, interior ou exterior, preservando-se a identificação
do seu autor.
Os participantes declararão que as
fotografias inscritas no Concurso de Fotografia Olhares da Cidade não infringem
direitos de terceiros e não incorrem em plágio com reprodução total ou parcial,
responsabilizando-se, na esfera cível e penal, pelo descumprimento das normas
constantes deste regulamento.
À organização do Concurso de
Fotografia Olhares da Cidade reserva-se o direito de reproduzir e publicar, sem
quaisquer restrições, qualquer trabalho fotográfico enviado para o concurso.
A não observância das disposições constantes
do presente Regulamento poderá implicar a desclassificação do concorrente e
eliminação imediata do seu trabalho fotográfico, o que ocorrerá também na
situação de rejeição liminar.
Os concorrentes premiados serão
informados pela Organização do Concurso de Fotografia Olhares da Cidade dos
resultados e prêmios que lhes foram atribuídos pelo site oficial do projeto, juntamente com o local de distribuição dos
mesmos, em cerimônia em data a ser determinada pela organização do concurso.
Caso o concorrente premiado não
possa comparecer ao evento de premiação, este deverá informar a organização do
projeto o nome do representante que deverá apresentar documento de
identificação para retirada do prêmio correspondente.
A participação no Concurso de
Fotografia Olhares da Cidade implica a aceitação integral do presente
Regulamento.
As dúvidas e casos omissos nestas
normas serão resolvidos pela Organização do Concurso de Fotografia Olhares da
Cidade, única entidade competente para o efeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário