Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Exposição “O Fantástico Corpo Humano” é prorrogada até 7 de setembro

Divulgação
A exposição O Fantástico Corpo Humano, instalada no Parque D. Pedro Shopping, foi prorrogada por mais uma semana e poderá ser visitada até dia 7 de setembro. É a última chance para o público da região conferir a mostra que entrou em cartaz em Campinas no dia 29 de maio. Pela primeira vez em uma cidade do interior,a exposição leva pessoas de todas as idades, da escola primária à faculdade de medicina, a uma jornada através de nosso bem mais precioso: nossos corpos impressionantes, um mundo interno que não conhecemos nem compreendemos completamente. A exposição foi desenhada para mudar essa percepção e tem o propósito de que as pessoas conheçam o corpo por dentro e possam, assim, cuidar melhor da saúde, bem como optar por estilos de vida mais saudáveis.
Surpreendente pela riqueza de detalhes, a mostra aguça a curiosidade e permite aos visitantes conhecer mais sobre a complexidade do funcionamento de cada sistema que compõe o corpo. A exposição foi toda concebida nos Estados Unidos. Os corpos e órgãos são de chineses que optaram por doá-los para propósito científico e foram preservados para fins educativos por um processo de conservação permanente chamado de plastinação, que consiste no preparo do corpo com uso de polímero de silicone.
A visitação é um mergulho tridimensional para dentro destes sistemas — pele e ossos, dos pés à cabeça. Sob a pele, por exemplo, uma série de sistemas intrigantes e seus órgãos que cooperam para nos manter vivos e bem. A exposição ainda alerta aos danos que tabagismo e obesidade, por exemplo, fazem ao corpo ao mostrar as lesões que essas enfermidades podem causar nos órgãos. Também possibilita uma maior compreensão sobre as doenças de maneira totalmente nova, pois enfatiza problemas de saúde, como câncer de mama, câncer de cólon, cirrose hepática (do fígado), gravidez ectópica, artrite e fraturas ósseas.  Por que os músculos arrepiam? Por que os quadris femininos são maiores que os masculinos? O que a osteoporose faz com o corpo? São perguntas cujas respostas também podem ser encontradas na mostra, que já passou por 40 países e foi vista por mais de 20 milhões de pessoas no mundo.
Instalada no Parque D. Pedro Shopping em um espaço perto Entrada das Águas, próximo ao Pet Center, a exposição apresenta 12 corpos praticamente completos, com cortes que apresentam os sistemas e mais 150 espécimes de órgãos do corpo humano, todos reais, preservados para fins educativos pelo processo de plastinação. Só a partir de 2007 que estes corpos foram apresentados ao público, sendo uma oportunidade única para aprendizado visual.
A mostra é projetada em uma estrutura de 1000 metros quadros, com 9 galerias expostas sobre iluminação especial para o público visualizar todos os detalhes.
Com a ajuda de monitores da área de saúde, o público de todas as idades receberá diversas informações úteis. Para turmas de escolas e universidades, estão sendo programadas visitas especiais.
O Fantástico
 Corpo Humano é uma realização da empresa ART BHZ, com produção local da Ricca Produções e BR Produtora. O evento é patrocinado pela Air Liquide Brasil e pela Dori e pelo  ProAc – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo. 

Sobre a técnica de plastinação
O processo de plastinação consiste no preparo do corpo para fins educativos. O corpo é dissecado para exibir sistemas e estruturas específicas. Depois ele é imerso em acetona para extrair todos os fluidos corporais. Já desidratado, ele é colocado em polímero de silicone, selado em uma câmara de vácuo, que promove a substituição da acetona pelo polímero. Isto previne o processo natural de desintegração, tornando os espécimes disponíveis para estudos por tempo indeterminado. Desta forma, o corpo preservado permanentemente está pronto para ser estudado ou exibido. Apenas recentemente (2007), estas espécimes ficaram prontas para disponibilização ao público. A técnica, criada e patenteada pelo médico alemão Gunther von Hagens, em 1977, tem sido aperfeiçoada nos últimos 30 anos.
Telefone para informações: Campinforma: (19) 2122-2444 Sitewww.fantasticocorpohumano.com.br
Venda de ingressos: na bilheteria da exposição.

Nenhum comentário: