Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Atualização Vacinal segue até sexta-feira nas unidades de saúde

Arquivo SCS-PMI.
A Campanha Nacional de Atualização do Esquema Vacinal continua até sexta-feira (dia 30). Os pais devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência obrigatoriamente com a carteira de vacinação para que seja feita a verificação das doses faltantes (exceto UBS 04 e 07 e Mini-Hospital). O objetivo do Ministério da Saúde é atualizar o esquema vacinal de acordo com o calendário básico de vacinação na caderneta de saúde das crianças menores de 5 anos de idade (0 a 4 anos, 11meses e 29 dias).
Até o meio-dia de segunda-feira (26), 3414 crianças haviam comparecido as unidades de saúde, sendo que 823 estavam com o esquema vacinal atrasado. No total, foram aplicadas 1369 doses, tendo em vista que há crianças com mais de uma vacina em atraso. O maior número de imunização na campanha está sendo a tríplice viral.  A Tríplice Viral é uma vacina capaz de proteger o ser humano de três doenças: sarampo, rubéola e caxumba. Sua aplicação se dá em uma dose única, geralmente aos 12 meses de idade, além de um reforço entre os quatro e seis anos. Após sua aplicação, não é incomum ocorrer febre baixa e coriza. 
Todas as crianças menores de 5 anos de idade deverão ser levadas a um posto de vacinação, para que a caderneta de saúde da criança seja avaliada e o esquema vacinal atualizado de acordo com a situação encontrada. Estarão disponíveis para esta ação todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança. Para maior adesão à vacinação das crianças é importante promover, durante a campanha, ações de divulgação e mobilização social dos pais e responsáveis. 

Nenhum comentário: