Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 30 de julho de 2013

“Vozes da Cidade” mostra produção musical campineira

Divulgação
Pelo terceiro ano consecutivo, o Teatro do SESI Campinas traz a produção musical local para o palco, com o projeto Vozes da Cidade. O projeto foi criado em 2011 e visa destacar a música como um dos vários elementos que constituem a identidade de uma cidade e colocar o público em contato com a produção musical contemporânea de Campinas. Contemplando os gêneros de música jazz, MPB e música regional, a 3ª edição estreia com o Martina Marana Quinteto, na próxima sexta-feira (dia 2), seguida do balanço de Ilcéi Mirian, no dia 3; já em 4 de agosto, domingo, Carol Ladeira encerra com apresentação do seu show Quitanda – Martina e Ilcéi sobem ao palco do teatro do SESI Campinas a partir das 20h e a apresentação de Carol será às 19h. Todas as apresentações serão gratuitas e os ingressos são distribuídos com uma hora de antecedência na bilheteria do Teatro do SESI.  Com trabalhos reconhecidos pelo público e pela crítica, os artistas constroem uma trajetória marcante na produção musical atual. 

Martina Marana Quinteto – Nice Work Billie!Um tributo a Billie Holiday (sexta-feira, dia 2 de agosto, às 20h)
Martina Marana Quinteto traz um tributo a um dos grandes nomes do jazz, Billie Holiday. O nome do show vem de uma interpretação de Billie da música Nice work if you can get it, de Gershwin (versão de 1955), que, segundo Martina Marana, sintetiza a liberdade e a independência de Holiday ao cantar. “É como se ela flutuasse sobre a rítmica, sem perder a pulsação”, aponta.
A cantora foi criada sob uma vida desregrada e sem limites – não teve pais presentes durante a infância, não tinha um lar fixo, não teve muito estudo – e a personalidade que desenvolvera nestas condições foi levada à música: em cada canção pode-se notar um pouco de sua trajetória de vida e de seus sentimentos. A maneira como viveu é a maneira como cantou. E isso a tornou uma vocalista autêntica, cativando o público norte-americano e tornando-se uma estrela respeitada e admirada desde meados da década de 30 até os dias de hoje. O repertório abrange alguns sucessos gravados por Billie Holiday, como Blue Moon e Speak Low, bem como algumas canções menos conhecidas e outras de suma importância na carreira da cantora, como Strange Fruit.

Ilcéi Mirian - Elis Regina: A Doce Pimenta (sábado, dia 3 de agosto, às 20h)
Este show cultural de Ilcéi Mirian conta desde a adolescência e o amadurecimento precoce de uma das maiores cantoras do país até seus sonhos não realizados e a imortalidade de sua voz e personalidade, com 25 grandes sucessos deste ícone da música brasileira.
Ilcéi é interprete, cavaquinista e pesquisadora da MPB – com destaque para o samba – e aproveita de sua formação em História para realizar espetáculos culturais, nos quais conta e canta a história do Brasil e de diversos artistas brasileiros. A cantora já recebeu diversos prêmios por difundir a cultura brasileira, tais como o Diploma de Mérito “Zumbi dos Palmares“ (Câmara Municipal de Campinas), a Medalha “Carlos Gomes“ (Câmara Municipal de Campinas), a Medalha "Força da Raça" (Grupo de Ação Social de Campinas), o Troféu "Sorriso" (Rádio Valinhos FM) e o Diploma de Mérito de "Valorização e Difusão do Samba" (Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo), entre outros.

Carol Ladeira – Quitanda (domingo, dia 4 de agosto, às 19h)
Quitanda é um “tabuleiro de canções”, uma narrativa que conta de maneira poética traços das influências da música dos negros na cultura brasileira, em especial na música produzida no interior de São Paulo. No repertorio, há canções de Zé Modesto, parcerias de Chico Saraiva e Makely Ká, de Kiko Dinucci e Lincoln Antonio e dos campineiros João Mendes, Duda Larson e Eduardo Klébis e músicas de domínio público, jongo e samba-lenço, aprendido com o grupo campineiro Urucungos, Puítas e Quijengues. No show, a sonoridade e os arranjos do CD são transpostos para o violão de Marcelo Falleiros, o bandolim e violão de sete cordas de Gustavo Medeiros, a sanfona de Edu Guimarães e a percussão de Chico Santana. O espetáculo equilibra com delicadeza canções contemporâneas, intimistas e influenciadas por ritmos populares brasileiros. O diálogo com o público é feito de maneira fluida e clara.

Serviço:
SESI Amoreiras Campinas – Avenida Amoreiras 450 – Parque Itália
Data e horário: 2 e 3 de agosto às 19h, 4 de agosto  às 19h
Capacidade: 366 lugares e 8 para cadeirantes
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Informações: (19) 3772-4100
Entrada gratuita – os ingressos serão distribuídos 1 hora antes do início da apresentação.

Nenhum comentário: