Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Palestra sobre fotografia com Nelson Chinalia no Ciaei

Nelson Chinalia 
A palestra Fotografia e Cidade, com o premiado fotógrafo Nelson Chinalia ainda tem vagas e acontece no dia 1º de agosto às 19h30 no Ciaei (Centro Integrado de Apoio a Educação de Indaiatuba), na Sala Takashi. O evento, que faz parte da segunda etapa do projeto Indaiatuba Sustentável, também terá a participação do geógrafo e doutor em educação Machado de Oliveira Júnior e do fotógrafo e escritor Antônio Penna. A inscrição deve ser feita no site www.indaiatubasustentavel.com.br. A participação é gratuita e as vagas são limitadas.
Durante a palestra, será lançado o regulamento do concurso de fotografia Olhares da Cidade – Indaiatuba Sustentável, que premiará as melhores fotos em cinco categorias com tablets e câmeras fotográficas digitais. O projeto visa promover a cultura como instrumento de educação para a sustentabilidade no município. Com uma programação que inclui ainda cinco oficinas e cinco caminhadas fotográficas, o projeto é idealizado pela empresa de gestão cultural Communitas e Sýn Criativa e co-realizado pela Prefeitura de Indaiatuba através da Secretaria de Educação, com patrocínio da MANN+HUMMEL Brasil e apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Programa de Ação Cultural 2013 (ProAC).
O fotógrafo Nelson Chinalia fala sobre a importância de participar da palestra para um melhor desempenho na hora de fotografar para o concurso. “A arte e a técnica andam juntas e sempre que há uma chance como essa de ouvir o trabalho de profissionais, é importante participar, seja fotografo profissional ou não. Vou abordar na palestra técnicas para fotografar arquitetura e técnicas para fotos diferenciadas; um dos pontos é a relação do equipamento com a luz natural”, explica Chinalia,  que continua: “Os participantes terão a oportunidade de ouvir três profissionais abordando a fotografia em ângulos diferentes, será uma noite de imersão no mundo da fotografia”, declara.
Chinalia também ressaltou que Indaiatuba está saindo na frente de outros municípios brasileiros, levando o tema da fotografia para crianças a partir dos 6 anos de idade. “Em países como a França, Alemanha, Itália, Austrália e algumas regiões dos Estados Unidos, a fotografia faz parte do currículo escolar, o que amplia a alfabetização pela linguagem visual. Aqui no Brasil ainda não há essa exigência, mas Indaiatuba, com esse concurso fotográfico que inclui a categoria infantil, mostra que saiu na frente e levará o conhecimento fotográfico para as crianças por meio das oficinas. Estamos na Geração F5, que aprende mais rápido e associa diversos assuntos simultaneamente, o que proporciona grandes resultados quando são ensinados os princípios da fotografia, levando ampliar a percepção visual do mundo”, conclui o fotógrafo.
Chinalia foi editor de Fotografia do Correio Popular de1994 a 1998. É formado em Jornalismo pela PUC-Campinas, mestre em Jornalismo e Mercado pela Cásper Libero, professor de Fotojornalismo na PUC-Campinas e pesquisador do GEMeF no Centro de Memória da Unicamp.
Recebeu o Prêmio Vladmir Herzog de Fotojornalismo e Direitos Humanos em 1995. Fotografou a Copa do Mundo de Futebol na França em 1998 para os jornais Correio Popular e Diário do Povo, de Campinas. Coordenou as oficinas e foi curador das exposições Comunidade em Foco do CDI Campinas, em 2008 e 2012.

Machado de Oliveira Junior
Graduado em Geografia e Doutorado em Educação. É professor no Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte e pesquisador do Laboratório de Estudos Audiovisuais OLHO, ambos da Faculdade de Educação – Unicamp. Pesquisa a interface entre imagens e educação em suas conexões com as geografias que dela se desdobram. Foi o organizador do dossiê A educação pelas imagens e suas geografias (Revista Pro-posições). Atualmente coordena a Rede-Projeto Imagens, Geografias e Educação.

Antônio Penna
Fotógrafo e escritor, é proprietário do Silva & Penna, tradicional estúdio de fotografia de Indaiatuba. Faz parte do Conselho Administrativo da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba e está à frente do Departamento de Cultura e Arte do Indaiatuba Clube.
É autor dos livros Só dói quando dou risada e Nos tempos do Bar Rex, que relata sobre a juventude de Indaiatuba nos anos 1940-50, por meio de 85 depoimentos e 108 fotografias.

A participação no concurso será aberta a toda população entre 24 de agosto e 30 de setembro, a partir da inscrição on-line pelo site www.indaiatubasustentavel.com.br e pela página do Facebook. Cada participante poderá inscrever somente uma fotografia entre as categorias, organizadas por idade, sendo: Categoria I - 6 a 10 anos; Categoria II - 11 a 14 anos; Categoria III - 15 a 18 anos; Categoria IV - 19 a 50 anos e Categoria V - acima de 50 anos.
Para seleção das melhores fotos, foi formado um júri oficial, composto por representante da Mann+Hummel Brasil; da Secretaria de Educação; Antonio Penna (fotógrafo e escritor), Eliandro Figueira (fotógrafo da Prefeitura de Indaiatuba), Cássio Sampaio (idealizador do Indaiatuba em Foto) e equipe do projeto; além do júri popular com votação pública, no período de 1 a 15 de outubro, pelo site oficial do projeto e página do Facebook.
O júri oficial será responsável por selecionar as 10 melhores fotos de cada categoria, sendo que o primeiro lugar de cada categoria receberá um tablet e o segundo lugar, uma câmera fotográfica digital. O júri popular será responsável por selecionar, uma foto entre todas as categorias que também ganhará um tablet, independentemente, se já tenha sido escolhida pelo júri oficial. O resultado e premiação das fotografias ocorrerão na Feira Literária de Indaiatuba, promovida pela Secretaria de Educação, no dia 26 de outubro. No evento, serão expostas as 10 melhores fotos de cada categoria mais a foto vencedora do Júri Popular. Haverá também a publicação de um catálogo de bolso, além das fotos premiadas serem transformadas em cartões postais.

Nenhum comentário: