Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Inscrições abertas para oficinas do Agosto das Artes

Arquivo Adriana Panzini - SCS/PMI
Oito das nove oficinas oferecidas pela Secretaria Municipal da Cultura dentro do projeto Agosto das Artes ainda possuem vagas. As inscrições podem ser efetivadas nos polos onde serão ministradas as aulas, conforme a programação abaixo. A Oficina de Fotografia Básica, ministrada por Renato Dutra, já está com vagas esgotadas. Mais informações pelo telefone (19) 3825-2056.

Pop ArtKênia D’Angelo – quinta-feira (dias 8,15, 22 e 29), das 19h às 21h – Local: Centro Cultural Wanderley Peres.
Pop art (ou arte pop) é um movimento  artístico surgido na década de 50, na Inglaterra, mas que alcançou sua maturidade na década de 60, em Nova York. O nome desta escola estético-artística coube ao crítico britânico Lawrence Alloway (1926 – 1990). A pop art propunha que se admitisse a crise da arte que assolava o século XX; desta maneira, pretendia demonstrar com suas obras a massificação da cultura popular capitalista. Procurava a estética das massas, tentando achar a definição do que seria a cultura pop, aproximando-se do que costuma chamar de kitsch. Diz-se que a pop art é o marco de passagem da modernidade para a pós-modernidade na cultura ocidental.
Inscrição: RG e comprovante de endereço original + doação de 1 pacote de fralda geriátrica.

Sombreamento e proporçãoBruno Corazza – segunda-feira (5,12,19 e 26), das 19h às 21h – Local: Centro Cultural Wanderley Peres.
A oficina abordará os alicerces do desenho acadêmico artístico a partir do básico de como aprender a esboçar usando as proporções de forma simplificada, bem como formas eficazes de sombreamento, mostrando ao aluno que muitas das técnicas de sombreamento podem ser usadas em diversas situações.
Inscrição: RG e comprovante de endereço original + doação de 1 pacote de fralda geriátrica.

Oficina Inventor de sonhos: brinquedos e brincadeiras – Natasha Faria – sábado (17,24 e 31), das 14h às 17h – Local: Novo Centro Cultural.
Uma prova que se pode educar com arte e se divertir aprendendo, esta oficina consiste na confecção de brinquedos populares presentes a cultura infantil, muitas vezes esquecidos devido às dificuldades de acesso aos bens culturais oriundos dos mestres das tradições populares.
Inscrição: RG e comprovante de endereço original + doação de 1 pacote de fralda geriátrica.

Cerâmica – Beth Righi – terça-feira (6,13,20 e 27), das 19h às 22h – Local: Novo Centro Cultural.
Tendo placas de cerâmicas como matéria prima, o participante poderá vivenciar os processos de preparação da argila, aplicação de recortes, carimbos e desenhos, até a entrega das peças queimadas e finalização e acabamentos.
Inscrição: RG e comprovante de endereço original + doação de 1 pacote de fralda geriátrica.

Confecção de adereços e elementos cênicos em espuma – Paulo Praxedes – sábado (10,17, 24 e 31), das 9h às 12h – Local: Novo Centro Cultural.
Visando o conhecimento da técnica para a confecção de adereços e material cênico em espuma, o participante vivenciará processos de colagem, corte, moldagem, pintura e acabamento dos trabalhos com a espuma.
Inscrição: RG e comprovante de endereço original + doação de 1 pacote de fralda geriátrica.

Oficina de documentário – Marcos Otero – de 17/08 a 08/10 (sábado), das 14h às 17h – Local: Novo Centro Cultural – Vagas: 20 (acima de 18 anos).
A oficina Como fazer um documentário abordará os conceitos fundamentais dessa tarefa. Os alunos, desde o início da aula, já estarão praticando a produção aprendendo e trabalhando desde o principio a ideia do tema, pesquisa, roteiro, técnicas diversas de formas de linguagem, processo de filmagem e pós-produção. Serão 6 aulas práticas e 2 dias de filmagens para compor um vídeo de 10 minutos de duração – Início: 17 de agosto / Término: 8 de outubro.
Inscrição: RG e comprovante de endereço original + doação de 1 pacote de fralda geriátrica. 

Oficina de práticas em produção audiovisual – Roberto Limberger – sábados (3/8 a 30/11) das 14h às 17h (gravação: 10/11 – domingo – 9h às 18h) – Público: interessados a partir de 16 anos – 30 vagas – Local: Centro Cultural Wanderley Peres.
 Passando por todas as etapas da produção audiovisual, a atividade propõe a criação de um roteiro e a gravação de um curta-metragem. Com referências conceituais e práticas, serão realizados o planejamento para a gravação, criação de cenários, figurinos, direção geral, de arte e de fotografia, desenvolvimento da trilha sonora e, finalmente, a edição e finalização do filme. Os participantes são orientados a levar câmera fotográfica.
Roberto Limberger é mestre pela Unicamp e atua como arte-educador e coordenador de projetos culturais e oficinas na área de audiovisual, como o Curta Jovem (via ProAC em 2009 e Petrobras em 2010) e Audiovisual para Jovens (ProAC 2012). Roteirizou uma série para o projeto M3, parceria entre o MEC e a Unicamp.
Inscrição: Prencher ficha no Centro Cultural Wanderley Peres.

Gerenciamento de Projetos: Produção, Administração e Prestação de Contas – Reginaldo Menegazzo – de 12 de agosto a 4 de setembro (2ª e 4ª), das 18h30 a 21h30 – Local: Centro cultural Wanderley Peres.
A oficina realizará análises teóricas e práticas de gerenciamento de projetos culturais, abordando as etapas de desenvolvimento, sua produção, administração e prestação de contas, de modo a contribuir com argumentos necessários à execução de projetos. No final, está prevista a elaboração de um plano de gerenciamento de projetos criado pelos participantes.
Reginaldo Menegazzo é graduado em História pela PUC Campinas e pesquisador em Administração Pública, Cidades e Cultura. Atuou como administrador, idealizador e realizador de diversos projetos culturais de teatro, dança, artes visuais, música, e cinema. Atualmente está na sua segunda graduação (Ciências Contábeis) e é diretor de empresa voltada à formatação e produção de projetos culturais e educacionais.
Inscrição: RG e comprovante de endereço original +doação de 1 pacote de fralda geriátrica.

Nenhum comentário: