Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Equipe Unicamp E-Racing obtém primeiro lugar no Fórmula SAE, nos EUA

Almocei esta semana com meus amigos Aldo e Barbara Fantelli e, além do prazer que sempre representa a oportunidade de estar com amigos que só não são meus irmãos pela falta de laços sanguíneos, a alegria e o bom humor estavam em destaque no encontro por um fato que, de tão auspicioso, gerou uma corujice comum. Aldo acabava de chegar de Lincoln, nos Estados Unidos, para onde viajou em dupla jornada: de inspetor técnico de segurança do Formula SAE, primeiro campeonato norte-americano de Fórmulas Elétricos e como pai, já que seu filho Felipe (o primeiro agachado da esquerda para a direita) participava da competição como membro da equipe Unicamp E-Racing.
A competição é organizada pelas regras da SAE Internacional – Sociedade de Engenharia da Mobilidade, com o objetivo de propor a estudantes o desafio de construir um carro tipo fórmula, que, teoricamente, seria comprado e utilizado por um esportista amador. Desse modo, o desafio consiste desde o projeto do carro, sua construção, elaboração de projeto de marketing e de custos e performance real.
Contam pontos nessa competição Design, Custos de Fabricação e Marketing, além das provas dinâmicas – Aceleração, Skip Pad (Estabilidade em Curvas), Autocross (1 volta rápida) e o Enduro (corrida de 22 km, em que o carro não pode parar ou ser reparado).
Hoje existem duas categorias: Motor a Combustão e Elétrico. A equipe vencedora de cada categoria no Brasil conquista o direito de ir competir nos Estados Unidos.
Em 2012, foi realizada a 1ª competição de Formula SAE Elétrico no Brasil e a equipe da Unicamp foi 1ª colocada nessa categoria. Assim a equipe foi para Lincoln, Nebraska, para a primeira competição.
Participaram equipes de diversos países: Estados Unidos, Canadá, Japão, Índia, México e Brasil e a Unicamp E-Racing foi a primeira colocada absoluta de 20 inscritos na categoria Motor Elétrico, tendo sido a única equipe a passar pelas inspeções técnicas de segurança elétrica e mecânica. Faturou 7 troféus nas provas parciais e um primeiro lugar geral na categoria de Motor Elétrico, com 985 pontos – sendo esta pontuação um recorde de todas as competições até agora (o segundo colocado da categoria obteve 270 pontos).
Considerando ainda a diferença de orçamento entre as equipes – a Unicamp com um orçamento muito menor que as demais – isso amplia ainda mais o mérito dessa vitória.
Por essas e outras vale a pena acessar a página da equipe no Facebook. Para mais informações, o endereço eletrônico da SAE Brasil.

Um comentário:

dimobra disse...

Muito obrigado Kleber!! Belo texto!! =)