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Leandro Farchi |
Segundo Leite, sua ideia
foi criar um ambiente que dialogasse com raízes brasileiras e referências
cosmopolitas, autêntico, elegante e ousado. Revisitando um estilo old school na simetria, combinação de
cores, estampas e texturas, mas atualizado com pequenas interferências e
“descombinações” para dar um toque surpreendente e menos artificial às
composições. Reforçando valores estéticos e imagéticos puramente nacionais com regras
e linguagens dos “colonizadores” do velho e novo mundo e citando o Manifesto
Antropofágico de 1922 e sua máxima dúvida: Tupy
or not tupy?, partiu do pressuposto de que culturas se misturam, se
sobrepõem, são vivas e tornam-se mais ricas e belas em suas aquisições externas
—e é desta
dicotomia e antítese que surgiu a premissa deste ambiente. Visualmente pautado
na simplicidade do preto & branco, toques de cores como laranja Hermès,
palha, champagne e dourado claro
esquentam e humanizam o ambiente, que também possui pontos de cor nas obras de
arte e peças indígenas.
DESTAQUES:
O trabalho de estamparia
realizado sob encomenda pela Print-à-porter, baseado em artesanato indígena
brasileiro e transposto para uma linguagem contemporânea, limpa, geométrica e
monocromática. Ao todo ao longo de quatro meses de pesquisa iconográfica e trabalho
de desenvolvimento das estampas, nasceu a coleção Xingu, com mais de 20
estampas das quais 12 foram selecionadas para compor o ambiente. As estampas
foram reproduzidas em tecidos italianos da Dino Zoli, que revestem todas as
cadeiras e poltronas do ambiente, além de almofadas, tapete, cortinas, papel de
parede e cachepôs de madeira laqueada cortada a laser.
Também podem ser destacadas
as peças indígenas originais garimpadas pela Ameríndia, loja especializada em
artigos indígenas de tribos de todo o país, que realiza um trabalho de pesquisa
e divulgação da riqueza artesanal e naïf
das pequenas comunidades que ainda mantêm suas tradições na produção de peças
utilitárias e ornamentais. Há vasos, esculturas, potes, panelas, peneiras,
cocares, flechas, colares e leques em palha, pena, madeira, cerâmica e cabelo
humano.
Pela primeira vez no país,
a Marmoraria Uchôa, em parceria com a Minexco, traz um mármore turco cinza
striatto (turkish striatto gray) que
reveste uma das paredes e a lareira no centro do restaurante.
Os quadros do artista
digital André Dias reproduzem a percepção às vezes torta ou equivocada que nós
temos de outras culturas, absorvendo-as como algo superior, ou como outras
culturas nos enxergam de forma errada ou se impõem por nossa fragilidade como identidade
cultural autônoma. As obras evocam dois questionamentos sobre a questão da
colonização cultural; um sobre nossos hábitos gastronômicos supervalorizando os
pratos estrangeiros e outro sobre a questão indígena, sua exploração, a
violação de sua cultura, o seu extermínio e o seu esquecimento.
O PROFISSIONAL:
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Leandro Farchi |
Arquiteto paulista que
atua há mais de uma década em projetos residenciais e comerciais em São Paulo (capital
e interior), Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais e Miami. Acredita que
arquitetura tem como proposta gerar uma interação entre o espaço e os seus
usuários e isto deve se refletir na decoração e materiais usados. Aposta no mix
de estilos para criar ambientes quase atemporais e ricos por suas
multi-influências, resultando em décors
com ares contemporâneo e chic, de
atmosferas comfy, mas que tenham espaço
para seus proprietários incluirem suas memorabílias, seus souvenirs e darem seu toque ‘pessoal e intransferível’. Muitos de
seus projetos são
frequentemente alvo de matérias nas mídias especializadas, seus ambientes em
mostras alcançam prêmios pelos júris técnicos e de público e tem em seu portfolio clientes fiéis, que reconhecem
em seu trabalho uma maneira de valorizarem seus investimentos imobilários,
corporativos e comerciais. As mostras de arquitetura tiveram um papel
importante na sua carreira. Sua primeira mostra foi a Indaiatuba Decor, em
2003, e a partir de 2006 passou a participar constantemente da Campinas Decor
e, mais tarde, de algumas edições da Casa Cor/CasaHotel Campinas e Mostra
Artefacto D&D, em São Paulo. Seu trabalho também ganhou visibilidade em
capas de revistas como Casa Vogue, Casa Cláudia, Rochas Internacional, Casa
Mix e Contemporânea Ad, entre
outras.
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