Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 5 de março de 2013

Projetos de Indaiatuba no 3º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade

Foto: Arquivo Eliandro Figueira - ACS/PMI.
Indaiatuba está entre os finalistas do 3º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, categoria Órgãos Públicos, com dois projetos: Coletiva Seletiva no Município de Indaiatuba e Destinação de Pneus no Município de Indaiatuba. O anúncio dos vencedores acontece no dia 11 de abril em solenidade na sede da Fecomercio. A iniciativa, que visa identificar e disseminar práticas que melhorem a qualidade de vida das pessoas, das empresas e do planeta, dentro dos princípios de sustentabilidade e respeito socioambiental, é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo – Fecomercio, por meio de seu Conselho de Sustentabilidade, em parceria com a Fundação Dom Cabral. Nesta edição o foco é a inovação.

Coleta seletiva
Indaiatuba soma hoje 30 ecopontos espalhados por toda a cidade, além de 204 pontos de coleta seletiva e dez PEVs (Postos de Coleta Voluntária). Desde 2009, quando a Prefeitura iniciou a construção dos ecopontos, o volume de coleta seletiva, que era de 21 toneladas mês, aumentou mais de 400%. Podem ser depositados óleo de cozinha em garrafas pet, pilhas, baterias e todo tipo de material reciclável, como papel, vidro, alumínio e plástico. O material coletado é enviado para o Centro de Triagem inaugurado em 2009 no Aterro Sanitário para destinação e reaproveitamento. O trabalho de reciclagem no município compreende também a produção de biocombustível a partir do óleo de fritura usado. Desde maio de 2010, quando foi inaugurada pela administração municipal, a nova Usina de Biodiesel produziu mais de 145 mil litros do biocombustível. Com essa produção é possível abastecer mensalmente 150 veículos, entre caminhões e máquinas da frota da Prefeitura e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto.

Destinação de Pneus
A Prefeitura implementou em 2005 um programa para a coleta dos pneus que são descartados pelas borracharias da cidade. O reaproveitamento dos pneus é feito em convênio com a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, que recebe todo o material coletado na cidade (em média, 15 toneladas por mês). A ação conta ainda com o apoio da Vigilância Epidemiológica do município, que realiza o cadastro dos estabelecimentos comerciais em ações de prevenção a proliferação do mosquito da dengue. A população também pode colaborar, acionando a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente para recolher unidades que sejam encontradas em vias públicas.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social - PMI.

Nenhum comentário: