Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 27 de março de 2013

Grupo húngaro Budapest Bár abre a temporada musical 2013 do SESI-SP

Foto: Ruthe Zuntz.
O SESI-SP apresenta a primeira turnê do Budapest Bár no Brasil, que marca o início da temporada 2013 do SESI Música. A banda, uma das mais expressivas da atualidade na Hungria, traz um espetáculo que promove um diálogo entre culturas de diferentes partes do mundo, incluindo influências da música brasileira. O grupo sobe ao palco do Teatro do SESI Campinas nos próximos dias 31 de março (domingo), às 19h00 e 1º de abril (segunda), às 20h00.
Além de Campinas, serão realizadas apresentações gratuitas nos teatros do SESI-SP nas cidades de Itapetininga (27 de março), Sorocaba (28 e 29 de março), São Paulo (3 e 7 de abril) e Rio Claro (4 e 5 de abril).
Na apresentação, os músicos remetem os espectadores à vida noturna da primeira metade do século 20 e ao cenário contemporâneo de Budapeste, promovendo um encontro de gerações e estilos. O público também terá a oportunidade de apreciar o címbalo húngaro – instrumento musical de cordas percutidas raramente apresentado no Brasil.
O repertório mescla a música tradicional húngara com gêneros como pop, rock, jazz e tango – incluindo composições autorais e releituras de sucessos como Milonga del Angel, do compositor argentino Astor Piazzolla e Carinhoso, do mestre Pixinguinha.
“Apresentaremos uma combinação de música clássica, húngara e cigana, com arranjos tocados em um virtuoso estilo cigano”, contou o líder da banda, Robert Farkas.
Farkas esteve no Brasil em 2009 e 2010. Na ocasião, ministrou cursos de música para crianças e estudou guitarra com artistas brasileiros. “Voltar ao país para mostrar a nossa música ao grande público será uma honra”, declarou. 

Sobre o Budapest Bár
Em 2007, instrumentistas e cantores da cidade de Budapeste, na Hungria, decidiram se reunir para gravar algumas canções da época de ouro dos cabarés europeus. O líder do grupo, Robert Farkas, desejava criar uma sonoridade que representasse a fusão entre a música tradicional húngara e a produção musical de vanguarda do Leste Europeu – com a presença marcante de instrumentos de cordas, sobretudo o violino. Em cinco anos de trajetória, o Budapest Bár gravou quatro álbuns (que conquistaram disco de platina na Hungria), dois DVDs ao vivo e um videodocumentário sobre a banda e sua relação com Budapeste.  Em comemoração ao seu quinto aniversário, em 2012, o Budapest Bár lançou um livro intitulado Joy of Music (alegria da música, em tradução livre), com fotos e curiosidades dos discos, turnês e canções do grupo. 

Ficha técnica
Violino e violão: Robert Farkas
Acordeom e piano: Karoly Okros
Címbalo: Mihaly Farkas
Baixo acústico: Richard Farkas
Harmônica e voz: Gyorgy Ferenczi

Repertório
Hullámzó Balaton, de Jenő Hubay
Milonga del Angel, de Astor Piazzolla
Gypsy Rondo, de Joseph Haydn e Mihály Farkas
II Hungarian Rhapsody, de Franz Liszt e Mihály Farkas
Capriccio, de Bela Babai
Rózsalevél, de Dénes Buday e Sefket Seffedin
Átutazó Vagyok itt a Földön, de Jeno Horvath e Rezső Seress
Carinhoso, de Pixinguinha
Skylark, de Dinicu
Gloomy Sunday, de Rezső Seress

SERVIÇO:
Local: Teatro do SESI Campinas (Av. das Amoreiras 450, Parque Itália)
Data e horário: 31 de março (domingo), às 19h00 - 1º de abril (segunda), às 20h00
Capacidade: 366 lugares e 8 para cadeirantes
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: livre
Informações: (19) 3772-4100 / 4183
Entrada gratuita – os ingressos serão distribuídos 1 hora antes do início da apresentação.

Nenhum comentário: