Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 28 de março de 2013

‘Empresa Jr.’ do Ceunsp tira dúvidas sobre Imposto de Renda

A partir do dia 6 de abril e em todos os sábados do mês, alunos dos cursos de Ciências Contábeis e Gestão Financeira do Ceunsp darão atendimento gratuito à população sobre o preenchimento da Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física 2013. A atividade, que é supervisionada por professores, é uma iniciativa realizada pelo terceiro ano seguido pela Empresa Jr. da Faculdade de Gestão e Negócios (FGN), de Itu.
Além da consultoria, os alunos também poderão se encarregar do preenchimento e envio da declaração. Por isso, é recomendável que o contribuinte leve todos os comprovantes, de informes de rendimento (salários, créditos da Nota Fiscal Paulista, etc.) e de pagamentos (despesas com saúde e educação, entre outras), além de documentos pessoais (CPF, RG e Título Eleitoral) e, se houver, a última declaração enviada, em papel ou arquivo de computador. O sigilo é garantido através de um termo de confidencialidade assinado pelo estudante.
Para realizar o atendimento, 84 alunos participaram de um treinamento específico realizado com a professora Miriam Quintanilha, que também atua na área contábil e acumula experiência de muitos anos em preenchimento de Declaração de IRPF. O treinamento contou com o apoio da professora Márcia Belucci, também professora dos cursos da FGN e perita contábil.
Durante o treinamento, a professora Miriam abordou os principais pontos para o correto preenchimento da declaração, utilizando exemplos de rendimentos, bens, direitos, dependentes, dívidas, doações, financiamentos e leasing, elaborando uma declaração completa em todos os seus campos, explicando a importância de cada lançamento no programa da Receita Federal e sanando as dúvidas que surgiam à medida em que a complexidade se elevava.
O atendimento à população ocorrerá nos dias 6, 13, 20 e 27 de abril, no campus II (R. do Patrocínio 716, no Centro de Itu), no Laboratório de Informática da Empresa Júnior. O agendamento deve ser feito previamente pelo e-mail irpf.fgh@ceunsp.edu.br.

Nenhum comentário: