A gestão do presidente é de dois anos e participam da
eleição os representantes dos 43 municípios consorciados e também das empresas
privadas que integram o consórcio.
Na sexta-feira (dia 1º), os novos prefeitos e representantes
da administração pública municipal participaram da capacitação É preciso conhecer – As Oportunidades e
Realidades das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, durante
encontro realizado na sede do Consórcio PCJ em Americana. O secretário
executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, explicou sobre o funcionamento da
entidade e o processo eleitoral para escolha do novo presidente. Atualmente, o
Consórcio PCJ é presidido por um Conselho de Transição formado pelas empresas
consorciadas, cuja presidência está sendo exercida pela Foz do Brasil, com duas
vice-presidências: da Sanasa/Campinas e da Petrobras/Replan. O novo presidente
será escolhido entre os 43 prefeitos dos municípios que formam o Consórcio PCJ.
O secretário executivo falou sobre os programas do consórcio,
as formas de assessoria da entidade a seus consorciados e também informou que o
Consórcio PCJ vai estimular que os municípios criem banco de projetos, grupos
de captação de recursos e prestação de contas.
O gerente técnico Alexandre Vilella e os demais
coordenadores técnicos fizeram apresentações sobre cada um dos 14 programas do
Consórcio PCJ, tirando dúvidas e prestando esclarecimentos sobre a forma de
assessoria da entidade. Conforme informou a assessoria de imprensa do
Consórcio, no encontro também houve explanações sobre cursos de captação de
recursos, bem como linhas e fontes de financiamentos.
O Consórcio PCJ
O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba,
Capivari e Jundiaí é uma associação de direito privado sem fins lucrativos
composta por municípios e empresas e tem como objetivo a recuperação dos
mananciais de sua área de abrangência. A base do trabalho da entidade está na
conscientização de todos os setores da sociedade sobre a problemática dos
recursos hídricos da região, no planejamento e no fomento às ações de
recuperação dos mananciais.
Fundado em 13 de outubro de 1989, o consórcio atua com
independência técnica e financeira. A entidade arrecada e aplica recursos em
programas ambientais. O poder de decisão cabe ao Conselho de Consorciados.
O consórcio possui quatro órgãos funcionais:
- Conselho de Consorciados (prefeitos e representantes de
empresas consorciadas)
- Conselho Fiscal (representantes das câmaras municipais de
vereadores)
- Plenária de Entidades (representantes de entidades da
sociedade civil)
- Secretaria Executiva (equipes técnica e administrativa).
As diretorias do Conselho de Consorciados e do Conselho
Fiscal têm mandato de dois anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário