Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Campanha de Prevenção de Doenças Renais e Dia Mundial do Rim

A Comissão Intersetorial de Doação de Órgãos e Tecidos de Indaiatuba (Cidoti) do Conselho Municipal de Saúde promoverá nos dias nos dias 8, 9 e 10 de março ações em comemoração ao Dia Mundial do Rim.  A Cidoti é formada por membros da sociedade civil organizada com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, Rotary Club Indaiatuba Votura, Hospital Augusto de Oliveira Camargo, Instituto Thompson, Volacc, Banco de Olhos de Sorocaba, Secretaria Municipal de Saúde e GABRIEL.
As ações programadas para Indaiatuba buiscarão chamar a atenção da população sobre a doença renal crônica. De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, a enfermidade será a epidemia do século XXI. Estima-se que no Brasil 10 milhões de indivíduos tenham algum grau de Doença Renal Crônica. Em seus estágios avançados, a DRC está relacionada a aumento de internações hospitalares, mortalidade cardiovascular, grande impacto na qualidade de vida e elevado custo para a saúde pública.
A Doença Renal Crônica faz os rins pararem de funcionar e é silenciosa nos estágios iniciais. As pessoas com o maior grau de risco são as que têm pressão arterial alta, diabetes, sobrepeso, que são sedentárias e tabagistas. Estas devem realizar exames regularmente.
A realização de exames como o de urina, rotineiramente e o de medição do nível de creatinina no sangue é importante para constatação da doença. Mudanças no estilo de vida como uma alimentação saudável, redução de sal nos alimentos são medidas simples e importantes para evitar que o problema se desenvolva.
Outra opção de tratamento para a doença renal crônica avançada é o transplante renal, que está associado a menores taxas de mortalidade em longo prazo, melhor qualidade de vida e menores custos para a saúde pública. Na última década, o índice de transplante de rim teve aumento significativo no país, mas ainda não reduziu o número de pacientes em diálise, que dobrou no mesmo período. Mesmo com este aumentado significativo, 50% da fila de espera por um órgão ainda é representada pelos pacientes renais crônicos.

Programação
Dia 8 de março – Câmara Municipal de Indaiatuba - 19 às 21h: Comemoração do Dia Mundial do Rim com palestra do Prof. Dr. Carlos Eduardo Machado, nefrologista, sobre como prevenir doenças renais e depoimento do Sr. Oswaldo Jesus de Moraes Junior sobre ser um renal crônico e suas consequências.

Dia 9 de março - Shopping Polo de Indaiatuba – 10 às 22h: Ação de saúde onde serão oferecidos diversos serviços junto aos visitantes do shopping, como teste de glicemia, aferição de pressão arterial, pesquisa de hábitos realizada pela equipe de enfermagem do Hospital Augusto de Oliveira Camargo, informações nutricionais, distribuição de folhetos sobre prevenção em saúde e confecção do cartão do doador do BOS.
Praça Renato Villanova (Praça do Cato) – 9 às 19h: Ação de Saúde junto à população do bairro Cecap em parceria com a Asdavi – Associação de Surdos e Deficientes Auditivos e Visuais de Indaiatuba, com aferição de pressão, teste de glicemia, distribuição de folhetos sobre prevenção em saúde e exposição sobre funcionamento de equipamento de hemodiálise.

Dia 10 de março – Caminhada no Parque Ecológico – das 8 às 11h: Com o tema Prevenir é o melhor remédio, a caminhada será iniciada com atividade física ministrada por professores de educação física do SESI culminando com caminhada em volta do Parque.

Nenhum comentário: