Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Fundação Ema Klabin comemora centenário de Luiz Gonzaga

Há cem anos, no dia 13/12/1912 nascia, no sertão de Pernambuco, Luiz Gonzaga, grande músico e compositor da música nordestina. Para homenagear o Rei do Baião, o programa Tardes Musicais da Fundação Ema Klabin (Rua Portugal 43, no Jardim Europa, em São Paulo) traz o show de Rodrigo Digão Quarteto, no próximo dia 8 de dezembro (sábado), às 16h30. O quarteto formado pelo baterista e percussionista Rodrigo Digão Braz, a cantora e percussionista Vanessa Moreno, o contrabaixista Felipe Maróstica e pelo pianista Salomão Soares apresenta novas releituras da obra do compositor nordestino, mesclando o baião, o xote, a quadrilha e a mazurka, aos sambas, maracatús, ritmos latinos e ao jazz, recriando de maneira original obras como Asa Branca, Sabiá e Qui Nem Jiló
“Nunca, em nenhum momento da vida brasileira, um artista da música popular foi tão biografado e cantado em verso e prosa quanto Gonzaga. E olha que são poucas as pessoas que conhecem a obra dele gravada no exterior. Gonzaga foi um artista excepcional, em todos os sentidos”. São essas as palavras do jornalista e pesquisador Assis Ângelo, que vem à fundação no dia 6 (quinta-feira) às 19h30 para apresentar a história da música e da cultura popular através da obra do Rei do Baião, em comemoração ao centenário de Luiz Gonzaga.
Assis Ângelo é jornalista e estudioso da cultura popular, editou o Diário do Agreste, trabalhou no jornal Folha de São Paulo, do qual foi chefe de reportagem política e trabalhou nas TVs Abril Vídeo, Manchete e Globo. Como escritor, publicou o Dicionário Gonzagueano de A a Z, lançado em 2006 pela editora Parma. Inscrições pelo e-mail musica@emaklabin.org.br. Para mais informações, (11) 3062-5245 ou www.emaklabin.org.br.

Nenhum comentário: