Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Shakespeare e commedia dell’arte grátis no fim de semana

Duas peças teatrais montadas pelas turmas das oficinas de teatro da Secretaria Municipal de Cultura e dirigidas por Gerê Canova trazem muita diversão neste final de semana, ambas na Sala Acrísio de Camargo, no Ciaei, com entrada franca. No sábado (dia 1º) às 20h a atração é a adaptação de Sonhos de Uma Noite de Verão, de William Shakespeare e, no domingo (dia 2), é a vez de Arlequim Servidor de Dois Amos, obra do gênero commedia dell’arte, com sessões às 15h e às 19h. Informações: (19) 3825-2056.
Em Sonhos de Uma Noite de Verão, o enredo gira em torno de dois casais: Hérmia, prometida a Demétrio, mas apaixonada por Lisandro e sua amiga Helena, que já foi namorada de Demétrio e ainda o deseja. Ao tentarem fugir de Atenas, Hérmia e Lisandro se encontram no bosque, onde também está Demétrio, furioso atrás da noiva e Helena, que não consegue se desgrudar do amado. Após um mal entendido, o servo duende Puck acaba causando uma grande confusão ao obedecer às ordens de seu rei, Oberon. Ao invés de fazer com que Demétrio se apaixone por Helena, Puck acaba deixando que Lisandro se apaixone pela moça, causando inúmeras e divertidas confusões. A duração é de 60 minutos e classificação etária é livre.
Arlequim Servidor de Dois Amos, de Carlo Goldoni, é um clássico da commedia dell’arte, gênero teatral italiano cujas principais características são as apresentações populares por companhias itinerantes, a total liberdade de improviso dos atores, as máscaras (como as de arlequins, colombinas e palhaços) e argumentos desenvolvidos a partir da tradição literária clássica da comédia erudita e do drama. A peça se desenvolve em três atos. Em cena, a casa do velho Pantaleão. Ali está preste a concretizar-se o noivado entre os jovens apaixonados Clarice e Sílvio. Tudo é festa e celebração, até que alguém toca à porta. Um estranho traz um recado: o antigo noivo de Clarice, que era dado como morto, estava à porta pedindo para entrar. As duras palavras saem da boca de um saltitante rapaz: Arlequim. Depois daquela visita, a vida de Pantaleão, sua filha, seu noivo e todos os seus convidados nunca mais será a mesma. A duração é de 75 minutos e a classificação etária é livre.

Nenhum comentário: