Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Secretaria da Assistência inicia projeto Auto Imagem, com moradores de rua

A Secretaria Municipal da Família e do Bem Estar Social, por meio do Programa Especial de Ressocialização para Pessoas em Situação de Rua, iniciou no dia 31 de outubro o projeto piloto Auto Imagem. Com ele, foi realizada uma busca ativa de pessoas em situação de rua e o convite para participar do projeto. Um total de 11 pessoas aceitou acompanhar a equipe e foram encaminhadas para o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, do Creas (Centro de Referência Especializado em Situação de Rua) localizado no prédio do Naseja, no Bairro Santa Cruz.
O secretário da Família e do Bem Estar Social, Luiz Henrique Furlan, também presente no início dos trabalhos, explicou que o objetivo principal do projeto Auto Imagem é proporcionar a escuta qualificada da demanda de cada usuário, entender sua trajetória de vida e conseguir, através do trabalho em rede municipal (outras áreas), a atenção integral e a construção de novos projetos de vida visando a saída das ruas, com base no Plano Individual e/ou Familiar e de acordo com a Lei Municipal 5924 de 20/09/11 e Decreto Municipal 11384 de 31/05/12, do Programa Especial de Ressocialização para Pessoas em Situação de Rua do Município de Indaiatuba.
A Assistente Social do Creas Maria Inês Bittencourt Carvallho Salvadori de Carvalho, do Departamento de Proteção Social Especial do Creas, explicou que a equipe do Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, formada pela Assistente Social Antônia Canobel, o educador social Silvano Francisco da Lapa e o agente social Walmir Nardys Vasconcelos, começou o trabalho às 7h, percorrendo diversos pontos da cidade frequentados por pessoas em situação de rua. “Nós temos conhecimento de cerca de 25 pessoas que estão em situação de rua atualmente e muitos são reincidentes, pois já passaram pelo nosso serviço. Das abordagens realizadas pela equipe, 11 aceitaram conhecer o novo espaço físico do serviço localizado no Creas, no bairro Santa Cruz.” Os atendidos foram recepcionados pela equipe do Creas e passaram por uma higienização corporal, receberam roupas limpas e também puderam cortar cabelo e fazer a barba; receberam uma alimentação rápida, porém reforçada (lanhes e sucos) e depois participaram do grupo de acolhimento, recebendo orientações sobre a Auto Imagem. Todos foram fotografados assim que chegaram ao Creas e também após o banho e a troca de roupa. Todas as fotos foram autorizadas pelos atendidos. Este material será anexado aos prontuários dos atendidos no projeto.
A proprietária Rita Alves Pinheiro, da Escola de Cabeleireiros Pinheiro e uma equipe formada por alunas da estiveram no Creas e cortaram os cabelos dos atendidos gratuitamente. A Escola Pinheiro existe há 12 anos e está localizada na rua José Carlos Wolf 854, no Jardim Morada Sol. Funciona às terças e quintas-feiras, sempre das 9h às 12h e das 18 às 21h.
A equipe do Serviço Especializado para Pessoa em Situação de Rua do Creas realizará uma reunião para avaliar o projeto e outra etapa deve ser realizada no prazo de quinze dias.
Foto: Deuzeni Ceppolini - ACS/PMI.

Nenhum comentário: