Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Efeitos da chuva de ontem

Indaiatuba recebeu ontem chuvas que atingiram 21,3 mm, com incidência irregular nas regiões do município, entre 17h30 e 21h aproximadamente. Os ventos atingiram 25 km/h, mas rajadas localizadas podem ter alcançado 50 km/h. Os raios ultravioletas ficaram em nível 9, considerado “muito alto”. A Umidade Relativa do Ar manteve-se em 19%, o que colocou a cidade em estado de alerta.
Medição aferida às10h de hoje informou que a umidade do ar subiu para 77% (para a Organização Mundial da Saúde, índices acima de 60% são considerados ideais para respiração). Os ventos estão a 10 km/h. Os dados foram colhidos pela Defesa Civil na estação meteorológica que fica no terreno aos fundos da Prefeitura, no Jardim Esplanada II. As informações são processadas pelo Instituto Agronômico de Campinas.
As chuvas acabaram com um período de 63 dias de estiagem. A cidade não recebia chuvas consideráveis desde 18 de julho. Em 17 de julho foram registrados 16 mm. Nesse período todo, somente em 11 de setembro choveram 0,3 mm e em 12 de setembro, outros 0,8 mm.
“Foram quantidades muito pequenas que sequer conseguiram umedecer o solo e não ajudaram a melhorar a situação da estiagem”, explica o secretário executivo da Defesa Civil de Indaiatuba, Renato Sandrini.
Em 2011, o cenário no município foi diferente. Nos mesmos 63 dias registraram-se 35 mm, com 11 dias de chuvas. Em média, ocorreram precipitações de cerca de 10 mm a cada15 dias, conforme informações da Defesa Civil.
Resultado das fortes rajadas localizadas de vento, uma árvore de grande porte caiu na rua Hércules Mazzoni, no número 1.253. Ela atingiu o telhado da residência e a rede elétrica. Foram causados danos de pequena monta, com quebra de telhas e problemas com os fios.
O Corpo de Bombeiros e funcionários da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente atenderam a ocorrência por volta de 19h e fizeram a retirada da árvore. Não houve vítimas.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social / Prefeitura Municipal de Indaiatuba. Foto: Eliandro Figueira.

Nenhum comentário: